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    Baixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família nas escolas estaduais do município de Londrina-PR : reflexões sobre o desinteresse pelos estudos

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    R - E - DEBORA GARCIA PEREZ.pdf (780.5Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Perez, Débora Garcia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este artigo tem como objetivo buscar e discutir alguns dados relativos à baixa frequência escolar de adolescentes beneficiários do Programa Bolsa Família na faixa etária de 16 e 17 anos, das escolas estaduais do município de Londrina, Estado do Paraná, disponíveis no Sistema Presença do Ministério da Educação. O artigo tem como foco uma justificativa muito presente para a baixa frequência dos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família, nessa faixa etária, que é o desinteresse pelos estudos. Num primeiro momento, através da análise dos relatórios gerados no Sistema Presença acerca da baixa frequência dos estudantes em questão, verificou-se que o desinteresse pelos estudos é uma das justificativas mais frequentes quando direcionada para a faixa etária citada. Com base nessa informação e buscando entendê-la melhor, foi aplicado um questionário junto aos profissionais que efetuam o registro da frequência no Sistema e, a partir dos dados obtidos verificou-se que o desinteresse pelos estudos pode estar mascarando dados reais da baixa frequência. Verificou-se também que os profissionais das escolas que efetuam o registro da frequência no sistema não se sentem confortáveis em expor os verdadeiros motivos, em muitos casos por receio, pois se tratam de situações que expõem vulnerabilidades de jovens e seus familiares. Esses profissionais acabam utilizando o motivo de desinteresse pela educação como forma de minimizar situações que fogem ao alcance das ações possíveis de serem realizadas pela escola, como envolvimento com entorpecentes, trabalho informal e tráfico, o que requer intervenções de outras políticas públicas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53658
    Collections
    • Educação, pobreza e desigualdade social [192]

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