Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 76-94 of 186
-
As etapas do steam nas práticas didáticas com modelagem matemática na educação básica
(2022)Resumo: Esta dissertação evidencia as etapas do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) em atividades Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é indicar as proximidades entre ... -
Experiência de aprendizagem mediada e alfabetização : indícios apresentados por professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2022)Resumo: Alfabetizar é ensinar a ler e a escrever. A alfabetização é o domínio da leitura e da escrita, ou seja, é o ato de ensinar a ler (decodificar) e a escrever (codificar). A escrita, em suas diversas formas, constitui ... -
Experiência de aprendizagem mediada e ensino remoto : indícios apresentados por professores do Ensino Médio
(2021)Resumo: A presente pesquisa tem como proposta de estudo identificar indícios de Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM), de Reuven Feuerstein, nas ações docentes de professores do ensino médio durante o ensino remoto em ... -
Uma experiência des-re-territorializante na educação básica
(2019)Resumo: Esta pesquisa se propõe a uma experiência des-re-territorializante de um professor de geografia e o movimento de (re)pensar o espaço geográfico na educação básica. Com base nesta proposta, pistas foram cartografadas ... -
Uma experiência formativa com professores de ciências dos anos iniciais : foco na alfabetização científica e ensino de ciências por investigação
(2018)Resumo: A presente pesquisa trata de uma proposta de formação continuada sobre Alfabetização Científica e Ensino de Ciências por Investigação, realizada em uma Escola Municipal de Curitiba com 6 professoras dos anos iniciais ... -
Farol do saber : limites e possibilidades na formação de leitores de uma Biblioteca Escolar em Curitiba
(2016)Resumo: Este estudo de caso de natureza etnográfica investiga as mediações de leitura e formação de leitores no contexto de um Farol do Saber da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba (RMBE). A pesquisa se ... -
Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
(2019)Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da prática de filmar, assistir e problematizar situações vivenciadas durante o desenvolvimento de jogos para a aprendizagem de cálculos matemáticos em uma turma ... -
Formação continuada de professores na escola na perspectiva da educação integral : um estudo de caso na Escola Municipal Profª Maria Emília Steiger - EIEF
(2022)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de Formação Continuada de professores desenvolvido na escola de Educação Integral em Tempo Integral no município de Telêmaco Borba-PR. Trata-se de uma ... -
A formação continuada do professor da educação infantil em educação ambiental : uma proposta dos profissionais da rede municipal de São José dos Pinhais/PR
(2022)Resumo: A formação em Educação Ambiental (EA) se apresenta como uma das importantes contribuições para a efetivação do trabalho com esta temática na educação. A presente pesquisa aborda a formação continuada do professor ... -
A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental
(2022)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação continuada dos professores dos Colégios Estaduais do Campo das Ilhas do Litoral Paranaense à luz da legislação vigente e as inferências da Educação ... -
Formação de alunos leitores na transição para o 6º ano : (re)construção de vínculos com a literatura no retorno ao ensino presencial
(2022)Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir da inquietação com o frágil vínculo com a literatura de estudantes ingressantes no 6º ano, o que foi agravado pela pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento das ... -
A formação de professores da educação em tempo integral : desafios e possibilidades
(2018)Resumo: Destaca os eventos de formação continuada ofertada aos professores que atuam na Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental da Rede Estadual do Paraná, propondo-se a investigar os eventos de formação continuada ... -
A formação permanente docente na perspectiva de Paulo Freire
(2022)Resumo: Esta dissertação pesquisou a formação permanente docente na perspectiva de Paulo Freire, seu principal aporte teórico, no período compreendido entre 2019 e 2022. Objetivou identificar como a práxis pode contribuir ... -
A fotografia e a linguagem de animação na formação do professor de arte : entre percepções da linguagem fotográfica, os letramentos digital e da visualidade na educação básica
(2019)Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). ... -
A gamificação como metodologia contributiva do processo ensino-aprendizagem : uma gincana com escolares de sexto e sétimo anos de uma escola municipal de Canoinhas
(2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo central verificar as contribuições da gincana gamificada para o processo de ensino-aprendizagem nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Especificamente procurou: (a) Investigar ... -
Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
(2023)Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e compreender as possibilidades e limites de um processo educacional emancipatório, desenvolvido em uma Escola Pública Municipal de Araucária. Contou com o ... -
Grupo Ambiental : análise de uma experiência de formação com estudantes dos anos finais do ensino fundamental
(2018)Resumo: A presente pesquisa objetiva analisar a experiência de formação com o Grupo Ambiental do Colégio Estadual Jayme Canet e discutir mecanismos que promovam a efetivação da Educação Ambiental na escola e que sirvam ... -
Holocausto : um tema gerador da educação em direitos humanos no ensino fundamental I em Curitiba
(2022)Resumo: Ao se verificar que em uma determinada escola da Rede Municipal de Educação de Curitiba, um grupo de professoras desenvolvia atividades relacionadas ao projeto de Educação em Direitos Humanos (EDH) fazendo uso de ...