A formação continuada do professor da educação infantil em educação ambiental : uma proposta dos profissionais da rede municipal de São José dos Pinhais/PR
Resumo
Resumo: A formação em Educação Ambiental (EA) se apresenta como uma das importantes contribuições para a efetivação do trabalho com esta temática na educação. A presente pesquisa aborda a formação continuada do professor da Educação Infantil (EI) em Educação Ambiental, tendo como objetivo compreender quais são os elementos fundamentais e princípios estruturantes de uma formação continuada em EA na etapa da EI, revelados pelos professores da rede municipal de São José dos Pinhais/PR. Possui uma metodologia de abordagem qualitativa, descritiva do tipo exploratória. O problema dessa pesquisa busca responder a seguinte questão: o que os professores da educação infantil da rede municipal de São José dos Pinhais esperam de uma formação continuada em educação ambiental? Esta pesquisa se desenvolveu no contexto da pandemia do COVID-19, portanto a coleta de dados foi realizada de forma online. A coleta de dados iniciou no mês de março de 2021, com a aplicação de um questionário via Googleforms, quatro encontros formativos e um momento de grupo de discussão, realizados via Google Meet. Utilizou-se como instrumento para a análise de dados, a análise interpretativa para o questionário e os encontros formativos segundo Marconi e Lakatos (2002), e a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016) para o grupo de discussão. Os principais autores e autoras que embasam teoricamente esta pesquisa são: Educação Ambiental - Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004); Isabel Cristina de Moura Carvalho (2004; 2017) e Marcos Reigota (2014); Educação Infantil - Sônia Kramer (1999; 2013) e Maria Carmem Barbosa (2017); Formação de Professores em Educação Ambiental - Mauro Guimarães (2020) e Daniele Saheb (2013; 2019); Formação de Professores - Antonio Nóvoa (2009; 2019) e Francisco Imbernón (2010). Esta pesquisa contou com 17 participantes que trabalham com a modalidade da educação infantil deste município. Os achados desta pesquisa, a partir da análise do questionário, apresentou a fragilidade das concepções das profissionais em relação EA e suas impressões sobre os encontros formativos como espaço de acolhimento e discussão sobre a EA. Finalizando com análise de conteúdo das questões do grupo de discussão, os códigos Dinâmica da Formação, Conteúdo Formativo e Desafios da Formação apresentam os princípios estruturantes para a formação continuada em EA para os profissionais da EI do município de SJP expressas nas falas das participantes desta pesquisa. Abstract: Formation in Environmental Education (EE) presents itself as one of the important contributions to the education of work in this theme. The present research addresses the continuing education of the Early Childhood Education (EI) teacher in Environmental Education, aiming to understand the fundamental elements and structuring principles of a continuing education in EE at the EI stage, revealed by the teachers of the municipal network of São José. dos Pinhais/PR. It has a qualitative, descriptive exploratory approach. The problem of this research seeks to answer the following question: what do early childhood education teachers in the municipal network of São José dos Pinhais expect from continuing education in environmental education? This research was developed in the context of the COVID-19 pandemic, so data collection was carried out online. Data collection began in March 20, with the application of a 21 via Google forms, four training meetings and a moment of discussion, carried out via Google Meet. An instrument was used for the analysis of an interpretative analysis for the data group, Marconi and Lakatos formative meetings were used, and content analysis in the perspective of Bardin (20016) for the discussion. The main authors and authors that theoretically support this research are: Environmental Education - Carlos Frederico Bernardo Loureiro (2004); Isabel Cristina de Moura Carvalho (2004; 2017) and Marcos Reigota (2014); Early Childhood Education - Sônia Kramer (1999; 2013) and Maria Carmem Barbosa (2017); Teacher Training in Environmental Education - Mauro Guimarães (2020) and Daniele Saheb (2013; 2019); Teacher Training - Antonio Nóvoa (2009; 2019) and Francisco Imbernón (2010). This outline with 17 participants who work with the modality of early childhood education. Those of this meeting, based on the analysis of the meeting, presented the space of representations in relation to their impressions of the meetings and formative discussions on EE. Ending with a content analysis of the discussion group questions, the codes Dynamics of Formation, Formative Content and Challenges of Formation present the structuring principles for continuing education in EE for EI professionals in the municipality of SJP expressed in the speeches of the participants of this research
Collections
- Dissertações [190]