• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A formação continuada para professores das ilhas do litoral paranaense : uma análise a partir da educação ambiental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - JULIANA CAROLINE CHIAFITELA LOCH.pdf (2.035Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Loch, Juliana Caroline Chiafitela
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como se dá a formação continuada dos professores dos Colégios Estaduais do Campo das Ilhas do Litoral Paranaense à luz da legislação vigente e as inferências da Educação Ambiental nestas normativas. Considerando que as questões ambientais, bem como a presença da Educação Ambiental (EA) nos contextos escolares são de suma importância para a discussão da necessidade de mudança em nossa relação com a natureza, a formação de professores numa perspectiva ambiental merece considerável atenção. A análise pauta-se na formação continuada dos professores que atuam nas Ilhas, bem como documentos norteadores que respaldam a Educação Ambiental no contexto escolar e na Proposta Pedagógica das Escolas das Ilhas do Litoral Paranaense (2009), que ajusta os currículos para atender as demandas específicas no contexto da insularidade e seus modos de vida. Dentre tais documentos estão presentes a Política Estadual de Educação Ambiental e o Projeto Político Pedagógico (PPP) das Instituições. O estudo investiga quais são as formações destinadas aos professores que atuam em contexto insular, como também analisa o amparo legal em termos da formação continuada e da presença da EA nestas normativas. O aporte teórico apoia-se na concepção crítica da Educação Ambiental para fazer a discussão dos dados coletados por meio de entrevistas, análise bibliográfica e análise documental, utilizando-se da triangulação de dados para arguição dos mesmos. Os dados obtidos permitiram uma análise sobre a presença da EA nestas normativas que amparam a formação continuada, o que sinalizou a ausência e invisibilidade da mesma, mesmo sendo uma questão pertinente visto as contradições do modelo de hegemonia econômica adotado, que tanto reflete nas desigualdades socioambientais. A pesquisa contribui, neste sentido, para a reflexão sobre a formação de professores no contexto insular, bem como faz uma denúncia da não presença da EA nestas formações, o que corrobora para a invisibilidade da mesma num contexto onde questões socioambientais são pertinentes à discussão.
     
    Abstract: This research aims to understand how is the continuing education of teachers of the State Colleges of the Field of Islands of the Paraná Coast in the light of current legislation and the inferences of Environmental Education in these regulations. Considering that environmental issues, as well as the presence of Environmental Education (EE) in school contexts are of paramount importance for the discussion of the need for change in our relationship with nature, teacher training in an environmental perspective deserves considerable attention. The analysis is based on the continuing education of teachers who work on the islands, as well as guiding documents that support Environmental Education in the school context and the Pedagogical Proposal of the Schools of the Paraná Coast Islands (2009), which adjusts the curriculum to meet the specific demands in the context of insularity and their ways of life. Among such documents are present Law 17.505 of 2013 and the Political Pedagogical Projects (PPPs) of institutions. The study investigates what are the training programs for teachers who work in an insular context, as well as analyzes the legal support in terms of continuing education and the presence of EE in these regulations. The theoretical support is based on the critical conception of Environmental Education to discuss the data collected through interviews, literature analysis and document analysis, using the triangulation of data to argue them. The data obtained allowed an analysis of the presence of EE in these norms that support continuing education, which signaled the absence and invisibility of the same, even though it is a relevant issue given the contradictions of the model of economic hegemony adopted, which reflects both in socio-environmental inequalities. The research contributed, in this sense, to the reflection on the training of teachers in the insular context, as well as denounces the absence of the presence of EE in the laws that support such training, which contributes to the invisibility of it in a context whose socioenvironmental issues are relevant to the discussion.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81463
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV