• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A fotografia e a linguagem de animação na formação do professor de arte : entre percepções da linguagem fotográfica, os letramentos digital e da visualidade na educação básica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANDREI RAFAEL GALKOWSKI.pdf (3.322Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Galkowski, Andrei Rafael, 1985-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objeto de pesquisa a percepção de um grupo de professores de Arte participantes de um curso de formação, realizado no município de São Bento do Sul/SC. Esse estudo buscou apresentar a percepção do grupo de professores em relação ao uso de imagens e da exploração da linguagem fotográfica na prática pedagógica. Para tanto, objetivos foram traçados, como geral é: Analisar a percepção do Professor de Arte, no uso da fotografia e da imagem, utilizando a linguagem de animação, por meio do uso da linguagem de animação em Stop Motion, enquanto possibilidade da linguagem fotográfica ser explorada na prática pedagógica em um curso de formação. Tem como marco teórioco: a) concepção de letramento (BRITO,2010; REZENDE,2015; CAMAS,2012; RODRIGUES,2017), b) Multiletramento (FOFONCA, 2015; ROJO, 2016), c) a fotografia e imagens enquanto recurso pedagógico e suas potencialidades (AFONSO, 2014; CARVALHO, 2016; EGAS, 2017; GALVANI, 2016; BRANDÃO, 2016; CARVALHO, 2017; SOUZA, 2016; FERNANDES, 2017), d) O uso das tecnologias e da pesquisa na sala de aula (CAMAS, 2013; SILVA, 2016; PINTO, 2015; MAGAVE, 2014; COSTA, 2016; MACIEL, 2016; MELO, 2015; SILVEIRA, 2014). A presente pesquisa parte de uma abordagem qualitativa (LUDKE, ANDRÉ, 2011; CHIZZOTTI, 2008) e tem como métodos a observação participante e a análise das experiências realizadas em aula, considerando os participantes como professores. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se questionários, com perguntas abertas e fechadas, em momentos distintos ao longo do curso, um no início e outro no final da formação. Optou-se, também pela escolha da carta narrativa como método de coleta de dados. Os resultados mostraram que os sujeitos reconhecem a necessidade da utilização das diferentes tecnologias na sala de aula para a exploração de diferentes linguagens artísticas. Entretanto, o uso da linguagem fotográfica e de diferentes tecnologias na sala de aula ainda são encaradas como obstáculos difíceis de serem superados, principalmente por conta da estrutura física e pedagógica disponibilizada. As diferentes linguagens artísticas muitas vezes não são exploradas na prática pedagógica por não terem sido contempladas na formação inicial e continuada destes profissionais. Apesar dos sujeitos da pesquisa reconhecerem que o uso de imagens na prática pedagógica é extremamente importante, não evidenciaram quais são os critérios utilizados por eles e como a imagem é explorada na sala de aula. Palavras - Chave: Tecnologias na Educação. Fotografia. Stop Motion. Letramento visual. Formação de professores.
     
    Abstract: The present research is inserted in the Research Line - Theories and Practices of Teaching in Basic Education, os the Master Program in Education: Theory and Practice of Teaching, Federal University of Paraná (UFPR). It has as a research object the perception of a group of Art teachers participating in a training course, hed in the city of São Bento do Sul/ SC. This study aims to present the perception of the teachers' group regarding the use of images and the exploration of the photographic languafe in pedagogical practice. To thar end, objectives were drawn, as general is: To analyze the perception of the Art Teacher, in the use of photography and of the image, using the language of animation, through the use of the Stop Motion feature, while the possibility of the photographic languafe to be explored in the Multileracy. It has as theoretical framework: a) conception of literacy: (BRITO, 2010; REZENDE, 12015; RODRIGUES, 2017), b) Mutilieracy: (FOFONCA, 2015; ROJO, 2016), c) photography as a pedagogical resource and the use of technologies and research in the classroom: (AFONSO, 2014; CARVALHO, 2016; EGAS, 2017; GALVANI, 2016; BRANDÃO, 2016; CARVALHO, 2017; SOUZA, 2016; FERNANDES, 2017), d) The use of technologies and research in the classrom: (CAMAS, 2013; SILVA, 2016; PINTO, 2015; MAGAVE, 2014; COSTA, 2016; MACIEL, 2016; MELO, 2015; SILVEIRA, 2014). The present research stats from a qualitative approach (LUDKE,ANDRÉ, 2011; CHIZZOTTI, 2008) and has as research methods the participant observation and the analysis of the experiences carried out in class, considearing the participants as teachers. As data collection instruments, questionnaires were used, with open and closed questions, at different times throughout the course, one at the beginning and the other at the end of the training. It was also decided to choose the narrative as a method of data collection. The results showed that the subjects recognize the need to use different technologies in the classroom to explore different artistic languages. However, the ue of the photographic language and of different technologies in the classroom are still seen as difficult obstacles to be overcome, mainly due to the physical and pedagogical structure available. The different artistic languages are often not explored in pedagogical practice because they have not been contemplated in the initial and continuous formation of these professionals. Although the subjects of the research recognize that the use of images in pedagogical practice os extremely important, they did not show the criteria used by them and how the image is explored in the classroom. Keywords: Technologies in Education. Photography. Stop Motion. Visual Literacy. Teacher training.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/64618
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV