Gestão democrática, formação humana e emancipação política : uma escola pública municipal de Araucária
Resumo
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar e compreender as possibilidades e limites de um processo educacional emancipatório, desenvolvido em uma Escola Pública Municipal de Araucária. Contou com o aporte teórico das obras de Vitor Henrique Paro e Paulo Freire entre outros educadores e pensadores progressistas contemporâneos, que apresentam reflexões sobre os processos de gestão democrática de unidades escolares e processos de emancipação humana. Buscamos compreender a centralidade do papel do Conselho Escolar, das Assembleias e da representatividade estudantil na horizontalidade das relações de poder. Para isso, essa investigação de cunho qualitativo e do tipo estudo de caso, valendo-se de elementos da pesquisa participante na construção dos caminhos metodológicos, empreendeu uma pesquisa preparatória que buscou compreender o histórico da localidade onde encontra-se a escola, sua ocupação demográfica e a correlação desta com o que ocorria no município e no país no mesmo período. Metodológica e formalmente, dividimos a investigação em três frentes: análise documental, observação participante e círculo de diálogo que, no campo empírico da pesquisa, por se tratar da análise da divisão do poder nas relações humanas, ocorreram em concomitância, construindo, assim, os dados para análise. A partir do Círculo de Diálogos, conversamos, trocamos impressões e experiências com 6 participantes que foram ou são Conselheiros Escolares nesta escola. Desse modo, o tecido deste estudo se entrelaça, demonstrando ser esta escola singular em seu processo de organização no campo da gestão e ratificando, em partes, os pressupostos da pesquisa de que quanto mais horizontais as relações de poder, no exercício da gestão das escolas públicas, mais democráticos e emancipatórios são os processos de formação social, humana e política das pessoas envolvidas. Abstract: This research was developed with the objective of analyzing and understanding the possibilities and limits of an emancipatory process developed in a Municipal Public School in Araucária. It was supported by the theoretical works of Vitor Henrique Paro and Paulo Freire, among other progressive educators and thinkers, who present reflections on the processes of democratic management of school units and processes of human emancipation. We sought to understand the centrality of the role of the School Council, the Assemblies, and student representation in the horizontality of power relationships. To do this, this qualitative research, using elements of participatory research in the construction of methodological paths, conducted preliminary research that sought to understand the history of the location where the school is located, its demographic occupation, and its correlation with what was happening in the municipality and the country at the same time. Methodologically and formally, we divided the research into three fronts: documentary analysis, participatory observation, and dialogue circle that, in the empirical field of the research, because it is the analysis of the division of power in human relationships, occurred simultaneously, thus constructing the data for analysis. It is from the Dialogue Circle, where we talked, exchanged impressions, and experiences with 6 participants who were or are School Councilors in this school, that the fabric of this study is interwoven, demonstrating that this school is unique in its organization processes in the field of management and confirming, in part, the assumptions of the research that the more horizontal the power relationships, in the exercise of democratic management of public schools, the more developed the processes of social and human formation, of emancipatory action, and political participation of all involved.
Collections
- Dissertações [204]