• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma experiência des-re-territorializante na educação básica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - THIAGO LUIZ CACHATORI.pdf (10.46Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Cachatori, Thiago Luiz, 1991-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa se propõe a uma experiência des-re-territorializante de um professor de geografia e o movimento de (re)pensar o espaço geográfico na educação básica. Com base nesta proposta, pistas foram cartografadas como processo metodológico, marcadas por trajetórias que percorreram mais de 8.000 km de sul ao nordeste do Brasil, ao encontro do improvável, do desconhecido, na busca de desconstruir certezas de um professor de Geografia. A escrita e a estética também foram experimentadas neste trabalho de uma forma diversa, a fim de deslocar o leitor junto com os trajetos do caminhar. Os atravessamentos resultantes deste perambular deixaram marcas de todas as escalas, camadas e profundidades, seja no professor, no pesquisar, no estudante de mestrado, no viajante. Os caminhos desbravados ao longo deste mestrado resultaram em um processo contínuo de criação e abertura, possibilitando novas perspectivas de trabalho no ambiente escolar e com os agentes que o compõem. Palavras-chave: Des-re-territorializar. Experiência. Formação.
     
    Abstract: This research presents itself as an experience of de-re-territorialization of a Geography Teacher and the movement of (re)thinking the geographical space in Basic Education. Based on this proposal, clues were charted as a methodological process, marked by trajectories that spanned more than 8.000 km from south to northeastern Brazil, meeting the unlikely, the unknown, seeking to deconstruct certainties of a teacher who controls the logic of schooling. Writing and aesthetics have also been tried in a diferent way in this work, in order to move the reader along with the walking paths. The resulting crossings of this wandering left marks of all scales, layers and depths, be it in the teacher, the researcher, the master student, the traveler. The paths pioneered throughout this master's degree resulted in a continuous process of creation and openness, enabling new perspectives of work in the school environment and with its agents. Keywords: De-re-territorialization. Experience. Formation.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/65429
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV