A ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E A PRÁTICA EM SALA DE AULAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O material de apoio usado por professores em sala de aula por muitas vezes é visto como essencial para o ensino-aprendizagem dos alunos em questão. Segundo Vilaça (2009), é possível compreender que a função mais ampla do material didático é auxiliar a aprendizagem/aluno e, consequentemente, auxiliar o ensino/professor e, apesar da sua importância central no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, os materiais didáticos são foco de um número ainda pequeno de estudos e pesquisas. Para a produção do material didático, de acordo com Leffa (2016), a fase de análise compreende uma investigação atenta do público-alvo e, baseado no estudo de Fornasier, Ortale e Corria(2018), para a elaboração é importante uma coleta de materiais que possam oferecer insumo linguístico para o desenvolvimento das unidades e sequências didáticas. Seguindo essa linha teórica, o intuito do presente trabalho é discutir a sequência didática com especial foco nas modalidades de materiais didáticos e em papéis atribuídos aos mesmos no ensino da língua inglesa e sua literatura em sala de aula. Como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foram observadas e ministradas aulas na disciplina de Língua Inglesa na Escola Estadual João Turin, no primeiro semestre do ano de 2019, para uma turma de 6º ano do ensino fundamental. A prática pedagógica foi baseada em algumas estratégias empregadas na realização dos planos de aula e da elaboração da sequência didática para a prática em sala de aula. Para a realização deste trabalho, buscou-se relatar as escolhas pedagógicas feitas na realização do material didático elaborado pelas autoras, bem como a experiência de utilizá-los em sala de aula e a recepção dada pelos alunos.