A ANÁLISE E COMPREENSÃO DE TEXTO EM LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DA REVISÃO GRAMATICAL EM SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO
Data
2019-10-08Autor
Nathalia Vitória Reinehr
Gabriel Dias Morales
Eduardo Marks de Marques
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho busca descrever o processo de elaboração de uma oficina disciplinar promovida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, subprojeto Língua Inglesa), desenvolvida por alunos de Licenciatura em Letras Português/Inglês da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) juntamente com o coordenador do PIBID UFPel (subprojeto de Língua Inglesa) e prevista para ser aplicada para os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento, do munícipio de Pelotas/RS. A extensa análise das diretrizes da BNCC, prescritas para o ensino fundamental e ensino médio, fundamentaram a escolha de “análise e compreensão textual após uma revisão gramatical da língua inglesa” como temática da oficina. Ainda que a interpretação de texto tenha sido bastante destacada nas diretrizes previstas para o Ensino Médio, explicitada na competência específica n°1 do eixo de “Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio”, na qual prescreve que o aluno deve “analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais)”, para possibilitar a interpretação de texto seria necessária a elaboração de uma aula inicial destinada apenas à revisão de conteúdos previamente estudados durante o Ensino Fundamental, de modo a atuar como um reforço linguístico aos alunos. Assim, direcionamos a oficina para uma abordagem capaz de fortalecer, no Ensino Médio, essa compreensão e a análise textual prevista através de uma revisão gramatical que asseguraria a base linguística necessária às atividades previstas durante a oficina de trabalho com o texto proposto. Busca-se ao longo do projeto, então, aperfeiçoar a habilidade do aluno de fazer uso do inglês para inferir informações e relacionar partes do texto para construção de um sentido completo, apresentando-o às ferramentas para torná-lo apto a localizar no texto o que é necessário para determinada atividade e ainda utilizar esse dado para responder uma pergunta ou expor ideias sobre o texto.