A atividade teatral como recurso para a compreensão das diferenças entre Alquimia e Ciência.
Data
2019-10-08Autor
Juliana Figueira
Cleberson Tarczewski
Maria Sohn
Marcelo Lambach
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Mostrar registro completoResumo
É indiscutível que o ensino de Química enfrenta grandes desafios em todos os níveis de educação. Sendo assim, são necessárias medidas que atuem como promotoras no entendimento dessa ciência. Destarte, a pesquisa desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivo fomentar discussões entre alunos do ensino médio sobre as diferenças entre ciência e alquimia. Nesse sentido, a arte, a criatividade e a história da Química foram pontos nevrálgicos para a realização da pesquisa, visto que se utilizou de uma das sete primeiras expressões artísticas: o teatro. O projeto foi desenvolvido com uma turma de terceiro ano do Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento. Essa turma foi dividida entre atores/atrizes e um grupo de produção, os ensaios foram realizados nos horários de algumas aulas disponibilizadas pela professora. O roteiro da peça foi escrito pelos próprios desenvolvedores da pesquisa, com o auxílio dos alunos em alguns pontos específicos. Como resultados, pode-se observar que o entendimento sobre a diferença entre alquimia e ciência a partir de situações contemporâneas foi de fato efetivo, embora a atuação tenha sido um pouco comprometida devido ao pouco tempo disponível para ensaios. Entretanto, alguns alunos se destacaram na apresentação e mesmo sem um grande número de ensaios conseguiram chamar atenção pela atuação. Além disso, foi notório o interesse por parte dos estudantes nas partes em que ocorriam experimentos nas cenas. Esses experimentos foram explicados para os alunos, com o fim de realmente contextualizar o que estava acontecendo, para facilitar o entendimento do assunto e também ajudar na hora da dramatização, tornando o processo dinâmico e interativo.