A DANÇA E SEU TRATO TEÓRICO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO PIBID
Data
2019-10-08Autor
Marina Serafim Gabriel
Vanessa da Silva Silveira
Wagner Nunes Miguel
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho relata a experiência dos bolsistas de iniciação à docência Marina Rita Serafim Gabriel e Wagner Nunes Miguel, juntamente com a professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Vanessa da Silva Silveira, no desenvolvimento do conteúdo Dança em uma escola da rede municipal de Criciúma, em Santa Catarina. Objetivando expandir os conhecimentos dos alunos acerca do tema e visando diferenciar a relação que estes fazem sobre o que é e o que não é dança, as aulas tomaram como referência a tese de Carolina Picchetti Nascimento (2014), “A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal”. A escolha do tema a ser tratado nas aulas decorreu da necessidade de abordar a dança no cenário da festa junina, mais especificamente, teorizá-la. Portanto, para que este tema não ficasse sem contexto e sem entendimento, se aprofundou com os estudantes alguns gêneros musicais e diferentes tipos de danças, para que compreendessem o que é dança, a partir das suas relações essenciais: processo de composição e decomposição das ações corporais na sua relação com uma determinada intenção comunicativa. (Nascimento, 2014). Conforme nossa experiência profissional e enquanto estudantes, a dança sempre foi tratada como ‘ensaio’ da festa junina. Decorrente desse cenário emerge o problema de nosso relato: seria possível ensinar de forma teórica o conteúdo dança na escola? Dito problema foi o que orientou a organização do ensino nas aulas, sempre na busca de um ensino teórico da dança, a partir das suas relações essenciais. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo relatar uma experiência qualitativamente diferente no ensino da dança escolar. Os resultados obtidos com esta experiência foram satisfatórios, pois observamos que os alunos aprenderam o conteúdo a medida em que respondiam de forma qualificada às indagações feitas.