A Base Nacional Comum Curricular como base na construção de atividades para crianças do ensino fundamental: relato de experiência
Data
2019-10-08Autor
Laura Veloso
David Menezes
Jeferson Salvador
Jaqueline Copetti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sua aparição pela primeira vez no documento sobre a Constituição da República Federativa do Brasil em 1988, artigo 201 (BRASIL, 2017). Nesta são fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental a fim de promover uma formação comum a todos nas diversas regiões do Brasil, respeitando seus valores culturais, artísticos, nacionais e regionais (BRASIL, 2017). A partir disso, esse trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada de dois residentes, através das práticas do Programa Residência Pedagógica, com aulas de Educação Física (EF) planejadas para o 4°ano do ensino fundamental de acordo com a BNCC. As atividades foram realizadas na escola-campo do programa, sendo esta, da rede pública da região central da cidade de Uruguaiana/RS. Utilizando como amostra do estudo duas turmas de 4º ano do ensino fundamental, foi construindo um plano de ensino em cima de três temáticas da BNCC indicadas para esta etapa, sendo elas: Brincadeiras regionais, Danças e Ginástica. Diante de tais temáticas, buscou-se trazer atividades lúdicas e dinâmicas para que as crianças pudessem realizar práticas variadas que contribuíssem na construção do aprendizado destes. Ao longo do semestre, foram desenvolvidas diferentes ações de ensino com ambas as turmas. Como forma de trabalhar as brincadeiras regionais buscou-se trazer o mapa do Brasil e separá-lo por regiões, em cada aula foi abordada uma região diferente, com brincadeiras e jogos típicos da mesma. Diante das atividades desenvolvidas possibilitou-se às crianças experimentar diferentes contextos de brincadeiras, pois algumas delas mudava apenas o nome de região para região passando por pequenas alterações no desenvolvimento da brincadeira. Fez-se ainda, com que as crianças procurassem por brincadeiras que seriam estudadas na próxima aula, estas típicas da região a ser abordada e que pensassem adaptações para realidade delas, instigando a autonomia do aluno em buscar o conhecimento e recriá-lo. Na atividade sobre as danças, apresentou-se os diferentes tipos de danças por regiões do Brasil e elaborou-se atividades onde os próprios alunos pudessem reconstruir as danças com coreografias próprias. Quanto às atividades de ginástica foram explorados a história e a caracterização principal deste conteúdo e, ainda desenvolvidas diversas atividades de interação em grupo para a criação de apresentações propostas, voltadas a ginástica artística. Por fim, foi possível inferir que a construção do plano de ensino sobre eixo da BNCC proporcionou para a residente, a construção de um roteiro de atividades essenciais para o processo de aprendizagem motora das crianças envolvidas.