"A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA LINGUAGEM ESCRITA COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma ação do Subprojeto Pedagogia EDITAL CAPES N. 07/2018, cujo objetivo foi o de compreender a importância da realização de avaliação diagnóstica da leitura e da escrita como elemento organizador de ações pedagógicas no ciclo de alfabetização. As atividades de avaliação diagnóstica com as turmas do ciclo de alfabetização foram desenvolvidas nos meses de março a maio de 2019 nas três escolas que fazem parte do PIBID Pedagogia UFPel. Desenvolvemos as atividades de iniciação à docência, semanalmente, em duas escolas da rede municipal e uma da rede estadual de Pelotas, denominadas doravante “A”, “B” e “C”, respectivamente. As vinte e sete bolsistas ID estão distribuídas em duplas ou trios em dez turmas do ciclo de alfabetização e uma turma da educação infantil. Na escola “A” trabalhamos com uma turma de primeiro ano, uma de segundo ano e duas de terceiro ano. Na escola B desenvolvemos atividades com duas turmas de primeiro ano e uma turma de pré-escola, com crianças de cinco anos. Na escola “C” quatro turmas são atendidas, duas de segundo ano e duas de terceiro ano. Para fins deste texto, apresentaremos os dados coletados em uma das turmas de 3º ano da escola “C”. Para tanto, apresentamos elementos que nos ajudam a compreender o desenvolvimento da avaliação diagnóstica no contexto escolar e os encaminhamentos didáticos oriundos desta prática. Palavras-chave: avaliação diagnóstica; linguagem escrita, planejamento.