• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA LINGUAGEM ESCRITA COMO INSTRUMENTO ORIENTADOR DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Liésia Bubolz Rutz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Este trabalho apresenta resultados parciais de uma ação do Subprojeto Pedagogia EDITAL CAPES N. 07/2018, cujo objetivo foi o de compreender a importância da realização de avaliação diagnóstica da leitura e da escrita como elemento organizador de ações pedagógicas no ciclo de alfabetização. As atividades de avaliação diagnóstica com as turmas do ciclo de alfabetização foram desenvolvidas nos meses de março a maio de 2019 nas três escolas que fazem parte do PIBID Pedagogia UFPel. Desenvolvemos as atividades de iniciação à docência, semanalmente, em duas escolas da rede municipal e uma da rede estadual de Pelotas, denominadas doravante “A”, “B” e “C”, respectivamente. As vinte e sete bolsistas ID estão distribuídas em duplas ou trios em dez turmas do ciclo de alfabetização e uma turma da educação infantil. Na escola “A” trabalhamos com uma turma de primeiro ano, uma de segundo ano e duas de terceiro ano. Na escola B desenvolvemos atividades com duas turmas de primeiro ano e uma turma de pré-escola, com crianças de cinco anos. Na escola “C” quatro turmas são atendidas, duas de segundo ano e duas de terceiro ano. Para fins deste texto, apresentaremos os dados coletados em uma das turmas de 3º ano da escola “C”. Para tanto, apresentamos elementos que nos ajudam a compreender o desenvolvimento da avaliação diagnóstica no contexto escolar e os encaminhamentos didáticos oriundos desta prática. Palavras-chave: avaliação diagnóstica; linguagem escrita, planejamento.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91323
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV