• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A DOCÊNCIA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPASSES E CONTRIBUIÇÕES AO FUTURO DOCENTE

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Thainá Takemoto
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A presente proposta de comunicação se configura como um relato de experiência acerca da experiência docente de dois graduandos em História na Universidade da Região de Joinville durante o período como bolsistas do Programa Residência Pedagógica. O referido programa faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e objetiva promover a imersão do futuro docente na educação básica, proporcionando experiências tanto teóricas como práticas ainda na graduação. Entre as vivências tidas pelos proponentes, destacam-se os grupos de estudo realizados com turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental para a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB); Oficina de paleografia; projetos de ensino sobre temas que normalmente não conseguem ser trabalhados em sala de aula, por falta de tempo do professor da educação básica; oficinas de História Oral e demais atividades desenvolvidas durante o ano. Com esta comunicação, pretendemos apresentar as experiências proporcionadas pelo programa e destacar sua importância durante a trajetória acadêmica de futuros profissionais da educação. Mas é necessário Entretanto, destaca-se também destacar algumas dificuldades obtidas durante essa trajetória: A primeira foi a extensa carga horária exigida, contando com 450 horas para cumprir em um curto período de tempo é um grande desafio, ainda mais em final de graduação; além disso, conciliar as demandas do Residência Pedagógica, Estágio Curricular Supervisionado (disciplina exigida pela Univille) e demais atividades é bastante conflitante, pois os estudantes da Universidade da Região de Joinville (Univille) que fazem parte do Programa estão no último ano da graduação. A partir desses vieses pretende-se estabelecer uma problematização sobre os impasses e contribuições que o programa traz aos estudantes em seu primeiro ano de existência.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91273
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV