A DOCÊNCIA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: IMPASSES E CONTRIBUIÇÕES AO FUTURO DOCENTE
Resumo
A presente proposta de comunicação se configura como um relato de experiência acerca da experiência docente de dois graduandos em História na Universidade da Região de Joinville durante o período como bolsistas do Programa Residência Pedagógica. O referido programa faz parte da Política Nacional de Formação de Professores e objetiva promover a imersão do futuro docente na educação básica, proporcionando experiências tanto teóricas como práticas ainda na graduação. Entre as vivências tidas pelos proponentes, destacam-se os grupos de estudo realizados com turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental para a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB); Oficina de paleografia; projetos de ensino sobre temas que normalmente não conseguem ser trabalhados em sala de aula, por falta de tempo do professor da educação básica; oficinas de História Oral e demais atividades desenvolvidas durante o ano. Com esta comunicação, pretendemos apresentar as experiências proporcionadas pelo programa e destacar sua importância durante a trajetória acadêmica de futuros profissionais da educação. Mas é necessário Entretanto, destaca-se também destacar algumas dificuldades obtidas durante essa trajetória: A primeira foi a extensa carga horária exigida, contando com 450 horas para cumprir em um curto período de tempo é um grande desafio, ainda mais em final de graduação; além disso, conciliar as demandas do Residência Pedagógica, Estágio Curricular Supervisionado (disciplina exigida pela Univille) e demais atividades é bastante conflitante, pois os estudantes da Universidade da Região de Joinville (Univille) que fazem parte do Programa estão no último ano da graduação. A partir desses vieses pretende-se estabelecer uma problematização sobre os impasses e contribuições que o programa traz aos estudantes em seu primeiro ano de existência.