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    A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESPAR PARANAGUÁ

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    Data
    2019-10-07
    Autor
    Denise Maria Vaz Romano França
    Elizabeth Regina Streisky de Farias
    Leocilea Aparecida Vieira
    Metadata
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    Resumo
    INTRODUÇÃO: a busca do aperfeiçoamento da formação dos alunos dos cursos de licenciaturas e da Pedagogia levou, segundo a CAPES, à criação do Programa Residência Pedagógica, integrado à Política Nacional de Formação de Professores e assim como descrito permite que o aluno permaneça imerso nas escolas de Educação Básica, conhecendo sua realidade, identificando e aprendendo a resolver problemas do cotidiano, se familiarizando com as questões organizacionais e didáticas, possibilitando, dessa forma, o desenvolvimento das habilidades e competências para um exercício profissional de qualidade no futuro próximo. OBJETIVO: analisar o Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Unespar-Paranaguá. METODOLOGIA: o Programa Residência Pedagógica teve início em agosto de 2018, contando com 24 alunos divididos em 3 escolas, e 3 preceptoras, responsáveis pelo acompanhamento dos residentes nas escolas campo. Na primeira fase foi realizada a formação dos alunos e preceptoras, sendo destinadas 10 horas para essa formação. A segunda fase se compôs de 60 horas e nela o aluno se ambientou na escola-campo, conhecendo o cotidiano escolar, bem como interagindo com os professores Nesta fase, os acadêmicos residentes circularam por todas as salas de aula registrando sistematicamente suas observações, no Diário de Bordo, instrumento selecionado para essa finalidade. Em seguida, houve uma fase de aprofundamento teórico na Base Nacional Comum Curricular de 30 horas e a partir desse ponto iniciaram-se as atividades da terceira fase do Programa, que contempla a imersão do aluno na escola campo, na turma do preceptor, período em que realizou 320 horas sendo 100 horas de docência. RESULTADOS: até o momento, o programa cumpre com seus objetivos. Em relatório semestral, e nos diversos encontros para acompanhamento e orientação, os residentes relatam grande aproveitamento, desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, didática, emocional e de competência para o exercício do magistério, aprendendo com as professoras /preceptoras como ocorre o fazer pedagógico, que somado ao conhecimento teórico fornecido pela Instituição de Ensino Superior e as orientações, enriquecem sua formação. Nos relatos se observa consenso quanto aos ganhos que a intensa convivência no cotidiano escolar promove, bem como, no incremento da qualidade das relações interpessoais profissionais CONCLUSÃO: o Programa Residência Pedagógica se mostra como um tópico de referência e de extrema importância na formação dos futuros profissionais licenciados. Vários aspectos são desenvolvidos com as atividades do Programa que são atinentes às características do profissional professor durante sua formação, de modo que, o aluno/futuro profissional, aproxima-se da realidade da escola com o arcabouço teórico fornecido pela Universidade com a possibilidade de discussão permanente com os orientadores e preceptores pertencentes ao Programa
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91308
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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