31001017169P2 Programa em Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
Navegar por
Submissões recentes
-
Escape room no ensino de química : sobrevivendo ao apocalipse zumbi em uma escola de educação básica
(2024)Resumo: A assimilação dos conteúdos científicos em Química, frequentemente, é um desafio significativo para os alunos, muitas vezes, devido à falta de contextualização dos temas em sala de aula e à linguagem científica ... -
Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
(2024)Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição de atividades experimentais investigativas para um ensino mais envolvente e significativo de conceitos relacionados à eletroquímica para alunos do ensino ... -
O ensino da introdução à cinética química acessível em Libras
(2024)Resumo: A pesquisa objetivou mapear a realidade dos professores de química/ciências e intérpretes de Libras em Itapeva-SP, visando identificar fragilidades e propor soluções para uma educação mais inclusiva. Os questionários ... -
Trilha de aprofundamento interdisciplinar : uma adaptação didático-pedagógica de viés integrativo e colaborativo
(2024)Resumo: A pesquisa aborda a interdisciplinaridade no ensino de Ciências da Natureza e a formação continuada de professores, visando um aprimoramento da prática docente, promovendo uma abordagem mais integrada e contextualizada ... -
Estudo da oficina "você conhece uma pessoa cientista?" : fomento è educação científica através da trajetória da pesquisadora Denise Alves Fungaro e de uma atividade experimental de química
(2024)Resumo: A Educação Científica desempenha um papel indispensável na formação de indivíduos críticos e pode ser implementada desde a Educação Infantil, a fim de estimular a capacidade inata das crianças de explorar, questionar ... -
Sala de aula invertida no ensino de química : limites e possibilidades em uma escola pública da educação básica
(2019)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar os limites e possibilidades da Sala de Aula Invertida no Ensino de Química em uma escola pública da educação básica. Para isso foi elaborada uma unidade didática sobre o ... -
Rotações por estações de aprendizagens como constituinte de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica
(2021)Resumo: A pesquisa partiu do pressuposto que um dos papeis do professor consiste em buscar novas ferramentas pedagógicas para auxiliar seu trabalho em sala de aula e despertar nos estudantes autonomia suficiente para ... -
Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
(2020)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a viabilidade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) aplicadas no processo de ensino e aprendizagem no conteúdo específico de eletroquímica numa escola ... -
O processo cultivares de bananeiras em Corupá-SC como tema social para promover a alfabetização científica no ensino de química
(2019)Resumo: O objetivo desse trabalho consistiu em analisar como o tema Cultivares de Bananeiras pode contribuir para desencadear o processo de Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio nas aulas de Química. ... -
Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
(2021)Resumo: A presente pesquisa analisa como a produção de jogos didáticos sobre as Mulheres da Tabela Periódica promove o engajamento de estudantes do Ensino Médio. Os objetivos específicos que a nortearam foram: i) identificar ... -
Metodologia cooperativa no ensino de química : possibilidades e limites de uma sequência didática sobre funções orgânicas oxigenadas com estudantes do ensino médio
(2019)Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma Sequência Didática de Química Orgânica pautada na Metodologia Cooperativa, junto aos educandos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola ... -
A inserção da química verde em aulas de química orgânica no ensino superior : uma pesquisa ação
(2020)Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar maior significado e relevância à Química Verde nos cursos experimentais de Química, e seu pouco alcance junto aos docentes serviram de motivação para a realização da ... -
Indicadores de ativismo sociocientífico de estudantes do ensino médio a partir da temática dos agrotóxicos para o estudo das soluções químicas
(2020)Resumo: Este estudo refere-se à aplicação de uma Sequência Didática sobre Soluções Químicas que teve a temática dos agrotóxicos como controvérsia sociocientífica e possível facilitadora e propulsora do ativismo sociocientífico ... -
Estudos de caso na abordagem da temática de isomeria constitucional no ensino médio
(2022)Resumo: O objetivo deste trabalho é elaborar uma dinâmica colaborativa utilizando estudos de caso para o ensino de isomeria constitucional, em turmas de ensino médio e avaliar como o uso do método pode contribuir na formação ... -
Desenvolvimento de instrumentos de medidas físico-químicas utilizando a plataforma Arduino para o ensino de química em cursos técnicos de informática
(2020)Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para o ensino de Química em cursos técnicos integrados de Informática, que pode ser ampliada para outras modalidades de ensino e outros cursos, utilizando o Arduino ... -
Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
(2019)Resumo: O presente trabalho teve por objetivo geral responder o seguinte questionamento: "Quais as contribuições do uso de analogias no ensino de química na visão de alunos do ensino médio?". Para tal foram desenvolvidas ... -
Ligações químicas : uma sequência didática envolvendo jogo digital
(2022)Resumo: Analisando o cenário educacional é preciso rever a forma de abordar o conteúdo curricular e não mais utilizar o método tradicional como única possibilidade, apenas repetindo conceitos dos livros didáticos, tornando ... -
Despertando a sensibilização ambiental na educação básica : um itinerário formativo de química para sustentabilidade
(2023)Resumo: O Ensino Médio no Brasil está passando por readequação, pois a Lei 13.415/2017 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo uma nova estrutura curricular, composta por uma Base Nacional ... -
Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
(2020)Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi de desenvolver e avaliar as potencialidades e as limitações de uma sequência didática utilizando a Aprendizagem Colaborativa para o Ensino de Química Orgânica para estudantes do Ensino ... -
Sala de aula invertida e rotação por estações no ensino de termoquímica : da extensão universitária à formação docente
(2022)Resumo: A abordagem sobre a possibilidade de formação qualificada e ampla para os futuros professores de Química remete à necessidade de incorporar práticas a nível de cursos de extensão, pois, quando os futuros docentes ...