Rotações por estações de aprendizagens como constituinte de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica
Resumo
Resumo: A pesquisa partiu do pressuposto que um dos papeis do professor consiste em buscar novas ferramentas pedagógicas para auxiliar seu trabalho em sala de aula e despertar nos estudantes autonomia suficiente para protagonizar sua aprendizagem, relacionar os conteúdos escolares com o seu cotidiano e possibilitar uma aprendizagem que de fato seja significativa. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática diferenciada, apoiada no Ensino Híbrido e na Sala de Aula Invertida, sendo utilizada como metodologia a Rotações por Estações de Aprendizagem, como ferramenta facilitadora da aprendizagem dos conceitos de Eletroquímica. Realizada em uma turma da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Iedo Nespolo em Piraquara-PR, durante seis semanas de duas horas semanais no 4º Bimestre do ano letivo de 2019 a pesquisa contou com a participação voluntária de 20 estudantes. Durante a aplicação da pesquisa, mesmo com todas as dificuldades encontradas, foi percebido que a metodologia foi bem aceita, principalmente no que se refere à aprendizagem em relação ao conteúdo. Durante as fases da sequência didática, principalmente após as rotações por estações de aprendizagem, percebeu-se um aumento gradual dos conhecimentos dos estudantes evidenciados através de escritas, resoluções de problemas e leituras em relação à Eletroquímica. Esses dados, juntamente com os questionários respondidos pelos estudantes, bem como os comentários positivos sobre o trabalho, credibilizam que a metodologia influenciou positivamente na melhor assimilação e organização dos conceitos de Eletroquímica. Os dados obtidos evidenciam uma grande possibilidade de sucesso na utilização dessa metodologia, sendo possível estender a outros conteúdos e também a outras disciplinas. Abstract: The present research was based on the premise that one of a teacher's roles is seeking new pedagogical tools to assist their work in the classroom and awaken sufficient autonomy in students to lead their learning, relate school contents with their daily lives and enable learning that is meaningful. In this sense, this work aims to present a differentiated teaching sequence, supported by Hybrid Teaching and Flipped Classroom, being used a station-rotation methodology as a facilitating tool for learning the concepts of Electrochemistry. Held in a class of the 3rd grade of High School of the school Iedo Nespolo in Piraquara - PR, for six weeks of two hours a week in the 4th Bimester of the 2019 school year, the research had the voluntary participation of 20 students. During the application, even with all the difficulties encountered, especially with regards to learning in relation to content, it was noticed that the methodology was well received. During the phases of the didactic sequence, especially after rotations by learning stations, there was a gradual increase in students' knowledge, evidenced through writings, problem resolutions and readings in relation to the Electrochemistry. This data, along with the questionnaires answered by students, as well as the positive comments on the work, indicate that the methodology positively influenced the better assimilation and organization of the concepts of Electrochemistry. The data obtained shows a great possibility of success in the use of this methodology, it is possible to extend it to other subjects as well as other disciplines. Keywords: Station-rotation model. Electrochemistry. Hybrid Teaching. Flipped classroom. Teaching sequence.
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