Navegação 31001017169P2 Programa em Pós-Graduação em Química em Rede Nacional por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 30
-
Sala de aula invertida no ensino de química : limites e possibilidades em uma escola pública da educação básica
(2019)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar os limites e possibilidades da Sala de Aula Invertida no Ensino de Química em uma escola pública da educação básica. Para isso foi elaborada uma unidade didática sobre o ... -
Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
(2019)Resumo: O presente trabalho teve por objetivo geral responder o seguinte questionamento: "Quais as contribuições do uso de analogias no ensino de química na visão de alunos do ensino médio?". Para tal foram desenvolvidas ... -
O processo cultivares de bananeiras em Corupá-SC como tema social para promover a alfabetização científica no ensino de química
(2019)Resumo: O objetivo desse trabalho consistiu em analisar como o tema Cultivares de Bananeiras pode contribuir para desencadear o processo de Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio nas aulas de Química. ... -
Metodologia cooperativa no ensino de química : possibilidades e limites de uma sequência didática sobre funções orgânicas oxigenadas com estudantes do ensino médio
(2019)Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma Sequência Didática de Química Orgânica pautada na Metodologia Cooperativa, junto aos educandos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola ... -
Sequência didática do estudo de misturas para jovens e adultos na perspectiva da educação profissional em agroecologia
(2020)Resumo: Esta dissertação é sobre uma sequência didática, direcionada para a Unidade Curricular de Química II, no conteúdo do Estudo de Misturas, para o Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio na Educação ... -
Serigrafia : aprendizagem colaboratica no ensino de química orgânica para estudantes do ensino médio
(2020)Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi de desenvolver e avaliar as potencialidades e as limitações de uma sequência didática utilizando a Aprendizagem Colaborativa para o Ensino de Química Orgânica para estudantes do Ensino ... -
Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
(2020)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a viabilidade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) aplicadas no processo de ensino e aprendizagem no conteúdo específico de eletroquímica numa escola ... -
A inserção da química verde em aulas de química orgânica no ensino superior : uma pesquisa ação
(2020)Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar maior significado e relevância à Química Verde nos cursos experimentais de Química, e seu pouco alcance junto aos docentes serviram de motivação para a realização da ... -
Indicadores de ativismo sociocientífico de estudantes do ensino médio a partir da temática dos agrotóxicos para o estudo das soluções químicas
(2020)Resumo: Este estudo refere-se à aplicação de uma Sequência Didática sobre Soluções Químicas que teve a temática dos agrotóxicos como controvérsia sociocientífica e possível facilitadora e propulsora do ativismo sociocientífico ... -
Desenvolvimento de instrumentos de medidas físico-químicas utilizando a plataforma Arduino para o ensino de química em cursos técnicos de informática
(2020)Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para o ensino de Química em cursos técnicos integrados de Informática, que pode ser ampliada para outras modalidades de ensino e outros cursos, utilizando o Arduino ... -
Utilização do método Jigsaw de ensino com a temática nanociência e nanotecnologia para a contextualização do conteúdo de coloides
(2021)Resumo: Na literatura são descritas diferentes metodologias de ensino para despertar no aluno a curiosidade, motivação e o pensamento crítico, tornando as aulas mais atrativas e interessantes. Dentre esses métodos destaca-se ... -
Contribuições das metodologias de just-in-time-teaching e peer instruction na aprendizagem de estereoquímica no ensino médio
(2021)Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar significado a diversos conceitos presentes nas disciplinas de química do ensino médio, considerando a limitação ao acesso à tecnologia dos estudantes de um Colégio do Campo ... -
Rotações por estações de aprendizagens como constituinte de uma sequência didática para o ensino de eletroquímica
(2021)Resumo: A pesquisa partiu do pressuposto que um dos papeis do professor consiste em buscar novas ferramentas pedagógicas para auxiliar seu trabalho em sala de aula e despertar nos estudantes autonomia suficiente para ... -
Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
(2021)Resumo: A presente pesquisa analisa como a produção de jogos didáticos sobre as Mulheres da Tabela Periódica promove o engajamento de estudantes do Ensino Médio. Os objetivos específicos que a nortearam foram: i) identificar ... -
Tecnologias digitais e o desenvolvimento do conteúdo de cinética química : uma sequência de atividades
(2022)Resumo: Vive-se em uma época em que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) evoluem rapidamente e continuamente e, por isso, estão sendo cada vez mais vistas como ferramentas indispensáveis para o ensino ... -
Estudo introdutório da química orgânica do ensino médio por meio de uma abordagem CTS
(2022)Resumo: Este trabalho apresenta uma introdução acerca dos objetos de estudo da química orgânica através da ciência-tecnologia-sociedade (CTS), com a finalidade de compreender como essa abordagem CTS pode contribuir para a ... -
Sala de aula invertida e rotação por estações no ensino de termoquímica : da extensão universitária à formação docente
(2022)Resumo: A abordagem sobre a possibilidade de formação qualificada e ampla para os futuros professores de Química remete à necessidade de incorporar práticas a nível de cursos de extensão, pois, quando os futuros docentes ... -
Educação patrimonial e contribuições da prática educativa de um museu histórico para a formação docente em química
(2022)Resumo: Esta pesquisa, inserida na temática Educação em Museus na perspectiva da Educação Patrimonial, tem como objetivo geral analisar as contribuições de uma experiência formativa envolvendo um museu histórico para a ... -
Uso da técnica hidropônica no ensino de ciências da natureza e educação ambiental
(2022)Resumo: O termo hidroponia é aplicado a um conjunto de técnicas empregadas no cultivo de plantas, sem a utilização de solo, de forma que os nutrientes minerais são fornecidos através de uma solução nutritiva balanceada ... -
Educação em direitos humanos em livros didáticos de química : elaboração e percepções de um material de química orgânica para o ensino médio
(2022)Resumo: Durante muito tempo a Química no âmbito escolar, bem como outras Ciências da Natureza, não apresentava uma preocupação com a formação integral do estudante e os conteúdos eram passados tradicionalmente de professores ...