Estudos de caso na abordagem da temática de isomeria constitucional no ensino médio
Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho é elaborar uma dinâmica colaborativa utilizando estudos de caso para o ensino de isomeria constitucional, em turmas de ensino médio e avaliar como o uso do método pode contribuir na formação dos estudantes. Para esta pesquisa foram utilizadas seis aulas de 50 minutos, em três turmas de terceiro ano de ensino médio. As turmas foram divididas em equipes para a realização das atividades. Cada turma foi identificada de acordo com a região predominante dos estudantes, sendo nomeadas as turmas AP-A, PC-A e RE-A e RE-B. Os termos A e B se referem ao grupo de trabalho da quinzena em questão, uma vez que o período de pandemia obrigou a unidade escolar a diminuir o número de estudantes por sala. Para a aula 01, foi proposta uma atividade, onde os estudantes realizaram a leitura de um pequeno texto e a partir daí, propor uma fórmula estrutural para o composto de fórmula C6H14NO2. Todas as nove equipes produziram suas estruturas, 22% dos resultados apresentaram erros referentes ao número de ligações dos elementos químicos e 78% apresentaram estruturas corretas. Na aula 02 foi feita a análise do estudo de caso 01, que abordou o tema isomeria constitucional de função, na aula 03 foi feita a análise do estudo de caso 02, que abordou o tema isomeria constitucional de cadeia e na aula 04 foi feita a análise do estudo de caso 03, que abordou o tema isomeria constitucional de posição. Após os estudos de caso foram feitas algumas discussões para que os estudantes pudessem visualizar a correlação entre os tópicos apresentados e o conteúdo de isomeria. O uso de estudos de caso se apresentou como uma metodologia diferenciada e empolgante, segundo relatos dos estudantes, uma vez que os textos expõem situações reais de uso de alguns compostos e colocam o estudante como protagonista do processo de aprendizagem, dando-lhe autonomia para desenvolver as atividades como achar mais conveniente, além de promover o debate e a discussão entre estudantes de um mesmo grupo. Abstract: The objective of this work is to elaborate a collaborative dynamics using case studies for the teaching of constitutional isomerism, in high school classes and evaluate how the use of the method can contribute to the formation of students. For this research, six classes were used in three classes of the third year of high school. The classes were divided into teams to carry out the activities. Each class was identified according to the predominant region of the students, classes AP-A, PC-A and RE-A and RE-B were named. Terms A and B refer to the working group for the fortnight in question, since the pandemic period forced the school unit to reduce the number of students per room. For class 01, an activity was proposed, where students read a small text and from there, propose a structural formula for the compound of formula C6H14NO2. All nine teams produced their structures, 22% of the results presented errors regarding the number of bonds of chemical elements and 78% presented correct structures. In class 02, the analysis of case study 01 was carried out, which addressed the theme constitutional isomerism of function, in class 03, the analysis of case study 02 was carried out, which addressed the theme constitutional isomerism of chain and in class 04, the analysis of case study 03, which addressed the issue of constitutional isomerism of position. After the case studies, some discussions were held so that students could visualize the correlation between the topics presented and the isomeric content. The use of case studies was presented as a differentiated and exciting methodology, according to the students' reports, since the texts expose real situations of use of some compounds and place the student as the protagonist of the learning process, giving them autonomy to develop activities as they see fit, in addition to promoting debate and discussion among students from the same group.
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