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    O ensino da introdução à cinética química acessível em Libras

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    R - D - RENAN DE JESUS PONTES CAMARGO.pdf (4.767Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Camargo, Renan de Jesus Pontes
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A pesquisa objetivou mapear a realidade dos professores de química/ciências e intérpretes de Libras em Itapeva-SP, visando identificar fragilidades e propor soluções para uma educação mais inclusiva. Os questionários revelaram a falta de sinais-termo em Libras para termos químicos e pouca colaboração na elaboração de aulas acessíveis. Ficou clara a necessidade de formação continuada em Libras para os professores, antes da chegada de estudantes surdos, para prepará-los para a inclusão. Duas oficinas sobre cinética química acessível em Libras foram desenvolvidas, resultando na criação de sinais-termo. A cinética química mostrou-se adaptável para Libras, especialmente em experimentos práticos ou visualmente atrativos. A colaboração entre professores e intérpretes foi essencial, evidenciando a importância da parceria para o planejamento de aulas inclusivas. A inclusão de estudantes surdos no ensino de química requer não apenas recursos em Libras, mas também capacitação dos professores. O desenvolvimento de novos sinais-termo específicos é relevante para uma educação mais inclusiva. A pesquisa destaca a importância da valorização da diversidade linguística e cultural dos surdos, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
     
    Abstract: The research aimed to map the reality of chemistry/science teachers and Libras interpreters in Itapeva-SP, aiming to identify weaknesses and propose solutions for a more inclusive education. Questionnaires revealed a lack of Libras signs for chemical terms and little collaboration in developing accessible lessons. The need for ongoing Libras training for teachers was evident, prior to the arrival of deaf students, to prepare them for inclusion. Two workshops on accessible chemical kinetics in Libras were developed, resulting in the creation of signs. Chemical kinetics proved adaptable to Libras, especially in practical or visually appealing experiments. Collaboration between teachers and interpreters was essential, highlighting the importance of partnership in planning inclusive lessons. Inclusion of deaf students in chemistry education requires not only Libras resources but also teacher training. The development of new, specific signs is relevant for a more inclusive education. The research emphasizes the importance of valuing the linguistic and cultural diversity of the deaf, contributing to a more inclusive society.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90034
    Collections
    • Dissertações [33]

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