O processo cultivares de bananeiras em Corupá-SC como tema social para promover a alfabetização científica no ensino de química
Visualizar/ Abrir
Data
2019Autor
Bartsch, Deise Gonçalves de Jesus
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O objetivo desse trabalho consistiu em analisar como o tema Cultivares de Bananeiras pode contribuir para desencadear o processo de Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio nas aulas de Química. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática constituída de 7 aulas contemplando os seguintes tópicos: 1) A Química presente na Banana, 2) O que é que a Banana tem ?, 3) Experimento sobre a determinação do teor de amido e do pH da banana verde e banana madura; 4) pH e indicadores, 5) Solo na Bananicultura, 6) Agrotóxicos e 7) Agrotóxicos na Bananicultura para o ensino dos conteúdos de Ácidos, Bases, Sais, pH e Meio Ambiente, a partir da Bananicultura. Os instrumentos de coleta de dados foram o diário de bordo do professor, o diário de bordo dos estudantes e as atividades propostas nas catorze aulas. Os participantes da pesquisa foram 32 alunos do 1º. ano do ensino médio de uma escola pública do município de Corupá-SC, onde a principal atividade econômica é a Bananicultura. Para avaliar se o processo de AC foi alcançado, foram utilizados os indicadores de AC em sala aula propostos por Sasseron e Carvalho (2008) e para análise dos dados optou-se pela metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontaram que todos os indicadores foram alcançados em maior ou menor grau, mas os mais evidenciados, a partir da proposta desenvolvida foram: Previsão, Justificativa e Raciocínio Lógico. Constatou-se que a utilização da temática Cultivares de Bananeira para o ensino das Funções Químicas" Ácidos, Base, Sais e pH", no 1º. ano do Ensino Médio contribuiu para desencadear o processo de AC dos estudantes participantes da pesquisa. Os resultados desse trabalho apresentam algumas implicações para o Ensino de Química: considerar que, diante da nova Base Nacional Curricular do Ensino Médio, proponente do desenvolvimento de competências específicas para Ciências da Natureza e suas Tecnologias, as quais contemplam boa parte dos indicadores discutidos nessa pesquisa, os docentes de Química devem explorar com maior intensidade as temáticas inerentes ao entorno social dos estudantes, permitindo dar significado aos conteúdos abordados pela disciplina. Visando o trabalho nessa perspectiva de Alfabetização Científica através da utilização de temas sociais, cresce a relevância de que se oportunize o desenvolvimento de competências nos processos formativos de professores de Química. Abstract: The objective of this work was to analyze how the theme Banana Cultivars can contribute to trigger the process of Scientific Literacy (SL) of high school students in chemistry classes. To achieve this goal, a didactic sequence consisting of 7 classes was developed and applied covering the following topics: 1) Chemistry in Banana, 2) What does Banana have?, 3) Experiment on the determination of starch content and pH of green banana and ripe banana; 4) pH and indicators, 5) Soil in Banana, 6) Pesticides and 7) Pesticides in Banana for teaching the contents of Acids, Bases, Salts, pH and Environment from Banana. The data collection instruments were the teacher's logbook, the students' logbook and the activities proposed in the seven classes. The research participants were 32 students from the 1st. high school year of a public school in the city of Corupá-SC, where the main economic activity is Banana Cultivars. To assess whether the SL process was achieved, the classroom SL indicators proposed by Sasseron and Carvalho (2008) were used and for data analysis, the Bardin's Content Analysis (2011) methodology was used. The results showed that all indicators were reached to a greater or lesser extent, but the most evidenced from the proposal developed were: Forecast, Justification and Logical Reasoning. It was found that the use of Banana Cultivars theme for the teaching of Chemical Functions: Acids, Base, Salts and pH in the 1st. High school year contributed to trigger the SL process of the students participating in the research. The results of this work have some implications for Chemistry Teaching, such as: the use of themes that are part of the students' social environment and that give meaning to Chemistry contents should be further explored by the teachers of this curricular component. and in view of the new Common National Curriculum Base of high school that proposes the development of specific competences for Nature Sciences and their Technologies, which contemplate a good part of the indicators discussed in this research. It is also considered relevant that this approach to the use of socioscientific themes for the development of scientific literacy in high school students is contemplated in the formative processes of chemistry teachers.
Collections
- Dissertações [30]