Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
Resumo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a viabilidade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) aplicadas no processo de ensino e aprendizagem no conteúdo específico de eletroquímica numa escola pública de Curitiba/PR. A partir do Século XXI muita expectativa foi depositada sobre os avanços e benefícios que a tecnologia poderia trazer para educação de modo geral, e também para o ensino de química. No entanto, apesar dos esforços, a adoção efetiva das TIC nas práticas pedagógicas e na sala de aula não figuram como realidade predominante. Nesse viés, este trabalho buscou relacionar os níveis de aprendizagem do conhecimento químico proposto por Johnstone (1982) com uma abordagem integrada às TIC e avaliações multimodais. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu durante oito aulas de 50 minutos, tendo uma natureza qualitativa do tipo grupo focal com dados sendo coletados a partir dos trabalhos dos alunos, diário de bordo do professor e um questionário final. Os resultados permitem pensar que é possível explorar ainda mais as potencialidades da tecnologia em sala, tanto no aperfeiçoamento de recursos online como offline. Considerando um cenário de ensino público onde as TIC são subaproveitadas, a repetição na utilização de trabalhos pedagógicos diferentes dos tradicionais com os estudantes, podem influenciar a aderência definitiva de novas práticas que impulsionam a aprendizagem efetiva e o letramento digital. Como produto educacional foi elaborada, uma unidade didática com sugestões e estratégias para abordar o tema eletroquímica no Ensino Médio tendo as TIC como fio condutor no processo avaliativo. Abstract: The present study aimed to verify the feasibility of ICT (Information and Communication Technologies) applied in the teaching and learning process in the specific content of electrochemistry in a public school in Curitiba / PR. From the 21st century, much expectation was placed on the advances and benefits that technology could bring to education in general, and also to the teaching of chemistry. However, despite efforts to effectively adopt ICT, pedagogical practices and the classroom do not figure as the predominant reality. Accordingly, this work sought to relate the levels of learning of chemical knowledge proposed by Johnstone (1982) with an integrated approach to ICT and multimodal assessments. The development of the research took place during eight 50-minute classes, having a qualitative nature of the focus group type with data being collected from the students' work, the teacher's logbook and a final questionnaire. The results allow us to think that it is possible to further explore the potential of technology in the classroom, both in improving online and offline resources. Considering a public education scenario where ICTs are underutilized, the repetition in the use of pedagogical works different from the traditional ones with students, can influence the definitive adherence of new practices that drive effective learning and digital literacy. As an educational product, a didactic unit was developed with suggestions and strategies to address the electrochemical theme in high school, with ICT as the guiding thread in the evaluation process.
Collections
- Dissertações [32]