Indicadores de ativismo sociocientífico de estudantes do ensino médio a partir da temática dos agrotóxicos para o estudo das soluções químicas
Resumo
Resumo: Este estudo refere-se à aplicação de uma Sequência Didática sobre Soluções Químicas que teve a temática dos agrotóxicos como controvérsia sociocientífica e possível facilitadora e propulsora do ativismo sociocientífico de estudantes. Está inserido no contexto das pesquisas sobre o ensino de Química sob a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Teve como objetivo elencar e analisar indicadores que evidenciam o ativismo de estudantes de uma turma de segunda série do Ensino Médio. Metodologicamente, se fundamentou em análises qualitativas, tendo cunho exploratório e descritivo, constituindo dados por meio de questionários, formulários, atividades escritas dos estudantes e também grupos focais. Em relação à aprendizagem dos conteúdos, foram constituídos dados por meio de atividades específicas sobre as Soluções Químicas e relatórios de atividades experimentais. Quanto ao aprendizado sociopolítico, os trabalhos apresentados pelos estudantes em sala de aula e numa Feira das Ciências do colégio constituíram fontes importantes. A Sequência Didática foi aplicada no Colégio Estadual Dr. Afonso Alves de Camargo, no município de Rio Azul - PR. Nesse município, a maioria é de moradores da zona rural, sendo que da turma estudada, 64% dos estudantes são de famílias lavradoras dependentes da plantação de soja, milho, feijão e principalmente de tabaco, que dependem do uso de insumos controversos como os agrotóxicos. Ficou evidenciada significativa predisposição dos estudantes ao ativismo sociocientífico, sendo que 66,6% deles dizem estar abertos para serem influenciados na tomada de decisões sobre problemas sociais relacionados às CTS; 75% consideram que têm o dever de participar de ações que contribuam para a resolução de problemáticas locais e beneficiem a comunidade onde vivem e 95,8% acreditam que pequenas ações locais contribuem e fomentam ações de maior abrangência para promover melhorias sociais e ambientais. A postura sociopolítica de 41% dos estudantes frente à controvérsia sociocientífica dos agrotóxicos foi identificada como superação das construções tradicionais sobre CTS. As habilidades cognitivas de leitura e interpretação dos estudantes se mostraram frágeis, com dificuldade de compreensão e identificação de informações complexas em textos, além de problemas ortográficos e de coerência e coesão nas atividades. Entretanto, as habilidades cognitivas em relação à temática dos agrotóxicos e suas relações CTS se apresentaram suficientemente adequadas, sendo que 60% da turma mostrou compreender o conceito de agrotóxicos e suas relações CTS satisfatoriamente após o desenvolvimento da SD. Foi possível identificar que a maioria dos estudantes compreende diferentes fatores que constituem a problemática dos agrotóxicos e as relações CTS, assim como a aprendizagem dos conceitos e conteúdos sobre Soluções Químicas foi muito significativa, de forma que 90% efetuaram corretamente as análises de dados e cálculos relativos aos conceitos de concentração. As competências de ativismo dos estudantes frente à temática dos agrotóxicos se mostraram promissoras, sendo que 83,7% deles apresentaram algum nível de pré-disposição ao ativismo sociocientífico. Conclui-se que a promoção da ação sociopolítica pode ser uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e aprendizagens em Química, uma vez que para agirem, os estudantes precisam se preparar com conceitos, conhecimentos e argumentos. Abstract: This study refers to the application of a Didactic Sequence about Chemical Solutions that had the theme of pesticides as a socio-scientific controversy and possible facilitator and propellant of students' socio-scientific activism. It is inserted in the context of research on the teaching of Chemistry under the Science, Technology and Society (CTS) approach. It aimed to list and analyze indicators that evidence the activism of high school students in a second-grade class. Methodologically, it was based on qualitative analysis, having an exploratory and descriptive nature, constituting data through questionnaires, forms, students' written activities and also focus groups. Regarding the learning of the contents, the data were constituted through specific activities on Chemical Solutions and reports of experimental activities. As for socio-political learning, the works presented by students in the classroom and at a school Science Fair were important sources. The Didactic Sequence was applied at the Colégio Estadual Dr. Afonso Alves de Camargo, in the municipality of Rio Azul - PR. In this municipality, the majority are rural dwellers, and of the class studied, 64% of the students are from farming families dependent on soy, corn, beans and mainly tobacco, which depend on the use of controversial inputs such as pesticides. A significant predisposition of students to socio-scientific activism was evidenced, with 66.6% of them saying they are open to be influenced in decision-making on social problems related to CTS; 75% consider that they have a duty to participate in actions that contribute to the resolution of local problems and benefit the community where they live and 95.8% believe that small local actions contribute and foster broader actions to promote social and environmental improvements. The socio-political stance of 41% of students in light of the socio-scientific controversy of pesticides was identified as overcoming traditional constructions on CTS. The students' cognitive reading and interpretation skills were fragile, with difficulty in understanding and identifying complex information in texts, in addition to orthographic problems and coherence and cohesion in activities. However, cognitive skills in relation to the topic of pesticides and their CTS relationships were sufficiently adequate, so that 60% of the class showed to understand the concept of pesticides and their CTS relations satisfactorily after the development of Didactic Sequence. It was possible to identify that most students understand different factors that make up the problem of pesticides and CTS relationships, as well as the learning of concepts and contents about Chemical Solutions was very significant, so that 90% correctly performed data analysis and calculations concerning the concepts of concentration. The activism skills of the students in relation to the theme of pesticides proved to be promising, with 83.7% of them showing some level of predisposition to socio-scientific activism. It is concluded that the promotion of socio-political action can be an important tool for the development of cognitive skills and learning in Chemistry, since to act, students need to prepare themselves with concepts, knowledge and arguments. Word Keys: CTS approach. Socio-scientific controversy. Teaching Chemistry.
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