Navegação 31001017169P2 Programa em Pós-Graduação em Química em Rede Nacional por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 30
-
Aprendizagem em química : a visão dos alunos sobre analogias no ensino
(2019)Resumo: O presente trabalho teve por objetivo geral responder o seguinte questionamento: "Quais as contribuições do uso de analogias no ensino de química na visão de alunos do ensino médio?". Para tal foram desenvolvidas ... -
Contribuições das metodologias de just-in-time-teaching e peer instruction na aprendizagem de estereoquímica no ensino médio
(2021)Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar significado a diversos conceitos presentes nas disciplinas de química do ensino médio, considerando a limitação ao acesso à tecnologia dos estudantes de um Colégio do Campo ... -
Desenvolvimento de instrumentos de medidas físico-químicas utilizando a plataforma Arduino para o ensino de química em cursos técnicos de informática
(2020)Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de metodologia para o ensino de Química em cursos técnicos integrados de Informática, que pode ser ampliada para outras modalidades de ensino e outros cursos, utilizando o Arduino ... -
Despertando a sensibilização ambiental na educação básica : um itinerário formativo de química para sustentabilidade
(2023)Resumo: O Ensino Médio no Brasil está passando por readequação, pois a Lei 13.415/2017 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo uma nova estrutura curricular, composta por uma Base Nacional ... -
Divulgação científica sobre fármacos e medicamentos e as potencialidades de uma exposição museológica para a promoção da cultura científica
(2022)Resumo: Os museus são instituições científico-culturais com importante papel na promoção da Cultura Científica. Neste sentido, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar as contribuições do acervo da Exposição ... -
Educação em direitos humanos em livros didáticos de química : elaboração e percepções de um material de química orgânica para o ensino médio
(2022)Resumo: Durante muito tempo a Química no âmbito escolar, bem como outras Ciências da Natureza, não apresentava uma preocupação com a formação integral do estudante e os conteúdos eram passados tradicionalmente de professores ... -
Educação patrimonial e contribuições da prática educativa de um museu histórico para a formação docente em química
(2022)Resumo: Esta pesquisa, inserida na temática Educação em Museus na perspectiva da Educação Patrimonial, tem como objetivo geral analisar as contribuições de uma experiência formativa envolvendo um museu histórico para a ... -
O ensino da introdução à cinética química acessível em Libras
(2024)Resumo: A pesquisa objetivou mapear a realidade dos professores de química/ciências e intérpretes de Libras em Itapeva-SP, visando identificar fragilidades e propor soluções para uma educação mais inclusiva. Os questionários ... -
Escape room no ensino de química : sobrevivendo ao apocalipse zumbi em uma escola de educação básica
(2024)Resumo: A assimilação dos conteúdos científicos em Química, frequentemente, é um desafio significativo para os alunos, muitas vezes, devido à falta de contextualização dos temas em sala de aula e à linguagem científica ... -
Estudo da oficina "você conhece uma pessoa cientista?" : fomento è educação científica através da trajetória da pesquisadora Denise Alves Fungaro e de uma atividade experimental de química
(2024)Resumo: A Educação Científica desempenha um papel indispensável na formação de indivíduos críticos e pode ser implementada desde a Educação Infantil, a fim de estimular a capacidade inata das crianças de explorar, questionar ... -
Estudo introdutório da química orgânica do ensino médio por meio de uma abordagem CTS
(2022)Resumo: Este trabalho apresenta uma introdução acerca dos objetos de estudo da química orgânica através da ciência-tecnologia-sociedade (CTS), com a finalidade de compreender como essa abordagem CTS pode contribuir para a ... -
Estudos de caso na abordagem da temática de isomeria constitucional no ensino médio
(2022)Resumo: O objetivo deste trabalho é elaborar uma dinâmica colaborativa utilizando estudos de caso para o ensino de isomeria constitucional, em turmas de ensino médio e avaliar como o uso do método pode contribuir na formação ... -
Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
(2024)Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição de atividades experimentais investigativas para um ensino mais envolvente e significativo de conceitos relacionados à eletroquímica para alunos do ensino ... -
Indicadores de ativismo sociocientífico de estudantes do ensino médio a partir da temática dos agrotóxicos para o estudo das soluções químicas
(2020)Resumo: Este estudo refere-se à aplicação de uma Sequência Didática sobre Soluções Químicas que teve a temática dos agrotóxicos como controvérsia sociocientífica e possível facilitadora e propulsora do ativismo sociocientífico ... -
A inserção da química verde em aulas de química orgânica no ensino superior : uma pesquisa ação
(2020)Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar maior significado e relevância à Química Verde nos cursos experimentais de Química, e seu pouco alcance junto aos docentes serviram de motivação para a realização da ... -
Ligações químicas : uma sequência didática envolvendo jogo digital
(2022)Resumo: Analisando o cenário educacional é preciso rever a forma de abordar o conteúdo curricular e não mais utilizar o método tradicional como única possibilidade, apenas repetindo conceitos dos livros didáticos, tornando ... -
Metodologia cooperativa no ensino de química : possibilidades e limites de uma sequência didática sobre funções orgânicas oxigenadas com estudantes do ensino médio
(2019)Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar as possibilidades e limites de uma Sequência Didática de Química Orgânica pautada na Metodologia Cooperativa, junto aos educandos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola ... -
Mulheres na tabela periódica : jogos didáticos para o engajamento de estudantes do ensino médio
(2021)Resumo: A presente pesquisa analisa como a produção de jogos didáticos sobre as Mulheres da Tabela Periódica promove o engajamento de estudantes do Ensino Médio. Os objetivos específicos que a nortearam foram: i) identificar ... -
O processo cultivares de bananeiras em Corupá-SC como tema social para promover a alfabetização científica no ensino de química
(2019)Resumo: O objetivo desse trabalho consistiu em analisar como o tema Cultivares de Bananeiras pode contribuir para desencadear o processo de Alfabetização Científica (AC) de estudantes do Ensino Médio nas aulas de Química. ... -
Proposta do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo avaliativo sobre a compreensão dos conceitos de eletroquímica
(2020)Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar a viabilidade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) aplicadas no processo de ensino e aprendizagem no conteúdo específico de eletroquímica numa escola ...