A inserção da química verde em aulas de química orgânica no ensino superior : uma pesquisa ação
Resumo
Resumo: Esse trabalho surgiu da necessidade em dar maior significado e relevância à Química Verde nos cursos experimentais de Química, e seu pouco alcance junto aos docentes serviram de motivação para a realização da pesquisa-ação aqui apresentada. A inserção desta corrente na formação dos futuros profissionais químicos, farmacêuticos, entre outros é por nós compreendida como uma forma de proporcionar aos alunos uma aprendizagem mais relacionada à realidade e demandas atuais da sociedade como agentes de transformação social.Foi proposta uma unidade didática, elaborada e estruturada a partir dos fundamentos da Química Verde e presente na formação inicial de farmacêuticos e de outros cursos superiores. Sua implementação possibilitou aos alunos uma reflexão sobre seu papel dentro do laboratório assim como cidadão crítico em relação à geração de resíduos. O trabalho foi desenvolvido como uma pesquisa-ação cuja proposta inicial foi a análise e adequação de uma disciplina de orgânica experimental já existente para que esta atendesse aos princípios da Química Verde. As adequações propostas tornaram os experimentos mais verdes aliado à uma consequente diminuição nos resíduos gerados e ao mesmo tempo, auxiliou os alunos a se apropriarem desses fundamentos além de dar a eles, uma visão mais crítica e atuante sobre o assunto. A análise da unidade didática proposta se deu através de observação participante, análise de atividades e questionários, no intuito de compreender o processo formativo e de apropriação por parte dos alunos. O trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Paraná, numa disciplina ofertada pelo Departamento de Química, no segundo semestre de 2019. Durante o processo foram identificados aspectos que favoreceram e dificultaram o desenvolvimento dos experimentos e como isso afetou os alunos no processo de aquisição dos conhecimentos e de discussão crítica como cidadãos. Vale destacar que a abordagem da Química Verde associado ao processo de ensino-aprendizagem de química orgânica experimental, gerou transformações sociais, no ambiente laboral bem como nos valores e atitudes dos participantes da ação. Nesse processo desde a identificação e reflexão da situação problema, a pesquisa-ação possibilitou elaborar uma ação, através de levantamento de dados, adequação de experimentos, aplicação da unidade didática, avaliação, reelaboração e transmissão de informações. Abstract: This work arose from the need to give greater significance to Green Chemistry in experimental Chemistry courses, and its little reach with the teachers served as motivation for carrying out the action research presented here. The insertion of this current in the training of future chemical and pharmaceutical professionals, among others, is understood by us as a way of providing students with a learning process more related to the reality and current demands of society as agents of social transformation. A didactic unit was proposed, elaborated and structured based on the fundamentals of Green Chemistry and present in the initial training of pharmacists and other higher education courses. Its implementation enabled students to reflect on their role within the laboratory as well as being a critical citizen in relation to the generation of waste. The work was developed as an action research whose initial proposal was the analysis and adaptation of an already existing experimental organic discipline to meet the principles of Green Chemistry. The proposed adaptations made the experiments greener allied to a consequent decrease in the residues generated and, at the same time, helped students to appropriate these fundamentals in addition to giving them a more critical and active view on the subject. The analysis of the proposed didactic unit took place through participant observation, analysis of activities and questionnaires, in order to understand the formative process and appropriation by the students. The work was developed at the Federal University of Paraná, in a discipline offered by the Department of Chemistry, in the second semester of 2019. During the process aspects were identified that favored and hindered the development of the experiments and how it affected students in the process of acquiring knowledge and critical discussion as citizens. It is worth mentioning that the Green Chemistry approach associated with the teaching-learning process of experimental organic chemistry, generated social changes, in the work environment as well as in the values and attitudes of the participants in the action. In this process since the identification and reflection of the problem situation, the action research made it possible to elaborate an action, through data collection, adaptation of experiments, application of the didactic unit, evaluation, rework and transmission of information.
Collections
- Dissertações [32]