Experimentação investigativa para o ensino de eletroquímica
Resumo
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição de atividades experimentais investigativas para um ensino mais envolvente e significativo de conceitos relacionados à eletroquímica para alunos do ensino médio. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2023, em uma turma do 2° ano do Ensino Médio em um colégio particular em Itajaí-SC. Participaram 29 alunos, sendo 15 meninas e 14 meninos, com idades entre 15 e 16 anos. A aplicação da pesquisa durou 12 semanas, com duas aulas semanais de 50 minutos cada. Adotou-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma metodologia interpretativa, visando criar estratégias pedagógicas para minimizar as dificuldades dos alunos em relação aos conceitos de eletroquímica. O propósito central foi tornar esses temas mais acessíveis e detalhados, alinhando-os ao cotidiano dos estudantes. A pesquisa descreve uma série de atividades experimentais na área de eletroquímica, focadas em promover uma aprendizagem mais significativa e consciente deste conteúdo relevante para a vida cotidiana dos alunos. O produto educacional desenvolvido foi projetado para ser utilizado em escolas, independentemente da presença de laboratórios de Química. Reconhecemos que incorporar a experimentação prática na área de Química antes das aulas teóricas é um desafio para muitos educadores. No entanto, os resultados da pesquisa demonstraram impactos positivos dessa abordagem, mostrando que é possível superar essas dificuldades e melhorar o ensino da eletroquímica. Abstract: This work aimed to analyze the contribution of investigative experimental activities to a more engaging and meaningful teaching of concepts related to electrochemistry for high school students. The research was carried out in the first semester of 2023, in a 2nd year high school class at a private school in Itajaí-SC. 29 students participated, 15 girls and 14 boys, aged between 15 and 16 years old. The survey lasted 12 weeks, with two weekly classes of 50 minutes each. A qualitative approach was adopted, based on an interpretative methodology, aiming to create pedagogical strategies to minimize students' difficulties in relation to electrochemistry concepts. The central purpose was to make these themes more accessible and detailed, aligning them with students' daily lives. The research describes a series of experimental activities in the area of electrochemistry, focused on promoting more meaningful and conscious learning of this content relevant to students' everyday lives. The educational product developed was designed to be used in schools, regardless of the presence of Chemistry laboratories. We recognize that incorporating practical experimentation in the area of Chemistry before theoretical classes is a challenge for many educators. However, the research results demonstrated positive impacts of this approach, showing that it is possible to overcome these difficulties and improve the teaching of electrochemistry.
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