Estudo da oficina "você conhece uma pessoa cientista?" : fomento è educação científica através da trajetória da pesquisadora Denise Alves Fungaro e de uma atividade experimental de química
Visualizar/ Abrir
Data
2024Autor
Sanches, Emilaine Cristina Pelegrineli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A Educação Científica desempenha um papel indispensável na formação de indivíduos críticos e pode ser implementada desde a Educação Infantil, a fim de estimular a capacidade inata das crianças de explorar, questionar e investigar. Em relação às Ciências da Natureza, a introdução de conhecimentos químicos por meio de experimentação torna-se um meio para despertar o interesse das crianças pela Química desde a primeira infância. Tais práticas podem contribuir significativamente para diminuir as barreiras enfrentadas com a Química durante a sua trajetória acadêmica. Portanto, o objetivo geral deste trabalho foi aplicar a oficina "Você conhece uma pessoa cientista?" para crianças de uma escola municipal de Curitiba, a fim de fomentar a Educação Científica através da trajetória da pesquisadora Denise Alves Fungaro e realização de uma atividade experimental de Química. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios investigados por meio de um estudo de caso abrangendo 28 crianças, de 5 a 6 anos, de duas turmas distintas dessa escola. As atividades foram divididas em pré-oficina, oficina e pósoficina, e tiveram os seguintes objetivos específicos: investigar as concepções prévias das crianças sobre cientistas, relatar a trajetória da cientista Denise Alves Fungaro como referência feminina na Química, avaliar as associações e analogias que as crianças utilizam para formular hipóteses e explicações durante uma atividade experimental, identificar e analisar os aspectos mais marcantes da oficina para as crianças, e verificar as percepções das professoras das crianças quanto à introdução de conhecimentos de Química na Educação Infantil. A partir da análise de conteúdo dos desenhos das crianças, verificou-se que que a maioria delas possui uma concepção restrita sobre cientistas, associando-os principalmente à formulação de poções em laboratórios. Contudo, não é possível afirmar que essas crianças tenham estereótipos predefinidos sobre gênero, cor da pele, aparência ou expressões faciais de cientistas, uma vez que seus desenhos podem refletir abstrações de sua imaginação ou representações de si mesmas. A narrativa da trajetória de Denise Alves Fungaro foi importante para promover uma referência nacional, feminina e real de cientista para as crianças. Sua trajetória inspiradora foi marcante para as crianças, ao ponto de conseguiram recordar essa referência mesmo após 9 meses da realização da oficina. Em relação à atividade experimental, na qual se testou qual material (algodão, sal, areia, carvão ativado ou detergente) seria eficaz na remoção do corante da água, a maioria das crianças optou pelo detergente. A escolha predominante desse material foi feita pelas crianças da turma 1, possivelmente em decorrência da associação que fizeram por termos utilizado a expressão "limpar a água". Por outro lado, a curiosidade das crianças da turma 2 em tocar os materiais antes de selecionálos, provavelmente foi determinante para que considerassem uma variedade mais ampla de materiais para solucionar o desafio. Na pós-oficina, uma das crianças desenhou o carvão ativado e mencionou que se recordava dos "buraquinhos" presentes nesse material como sendo os responsáveis por remover o corante da água. Assim, ficou evidente a relevância da abordagem de Ciências por meio de experimentação para a promoção de referências de cientistas, além da introdução de conhecimentos de Química na Educação Infantil, fato este que foi reconhecido por ambas as professoras das turmas de crianças participantes deste estudo. Abstract: Scientific Education plays an indispensable role in shaping critical individuals and can be implemented from Early Childhood Education onwards to stimulate children’s innate ability to explore, question, and investigate. Concerning Natural Sciences, the introduction of chemical knowledge through experimentation becomes a means to foster children’s interest in Chemistry from an early age. Such practices can significantly contribute to overcoming the barriers faced with Chemistry throughout their academic journey. Therefore, the overall objective of this work was to implement the workshop 'Do You Know a Scientist?' with children from a municipal school in Curitiba, aiming to promote Science Education through the trajectory of chemist Denise Alves Fungaro and the execution of a Chemistry experimental activity. To achieve this, a qualitative approach was adopted, with exploratory objectives investigated through a case study involving 28 children, aged 5 to 6, from two distinct classes of this school. The activities were divided into pre-workshop, workshop, and post-workshop, with the following specific objectives: to investigate children's prior conception s about scientists, to report Denise Alves Fungaro’s trajectory as a female reference in Chemistry, to assess the associations and analogies children use to formulate hypotheses and explanations during an experimental activity, to identify and analyze the most striking aspects of the workshop for the children, and to verify the perceptions of the children’s teachers regarding the introduction of initial Chemistry knowledge in Early Childhood Education. Through content analysis of the children ’s drawings, it was found that the majority of them have a restricted conception of scientists, mainly associating them with potion-making in laboratories. However, it cannot be stated that these children have predefined stereotypes about gender, skin color, appearance, or facial expressions of scientists, as their drawings may reflect abstractions of their imagination or representations of themselves. Denise Alves Fungaro’s narrative was important in promoting a national, female, and real reference of a scientist for children. Her inspiring trajectory was remarkable for the children, to the point that they were able to recall this reference even 9 months after the workshop. Regarding the experimental activity, in which it was tested which material (cotton, salt, sand, activated carbon, or detergent) would be effective in removing dye from water, most children chose detergent. The predominant choice of this material was made by the children from class 1, possibly due to the association they made with the term "cleaning the water" instead of "removing the dye" from the water. On the other hand, the curiosity of the children in group 2 to touch the materials before selecting them was probably a determining factor in their consideration of a wider variety of materials to solve the challenge. In the post-workshop, one child drew activated carbon and mentioned that they remembered the "little holes" present in this material as being responsible for removing the dye from the water. Thus, the relevance of the Science approach through experimentation for the promotion of scientist references was evident, as well as the introduction of Chemistry knowledge in Early Childhood Education, a fact recognized by both teachers of the children’s classes participating in this study.
Collections
- Dissertações [30]