• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017169P2 Programa em Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 31001017169P2 Programa em Pós-Graduação em Química em Rede Nacional
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Escape room no ensino de química : sobrevivendo ao apocalipse zumbi em uma escola de educação básica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - FERNANDA DE JESUS DE ARAUJO RIOS.pdf (6.215Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Rios, Fernanda de Jesus de Araujo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A assimilação dos conteúdos científicos em Química, frequentemente, é um desafio significativo para os alunos, muitas vezes, devido à falta de contextualização dos temas em sala de aula e à linguagem científica complexa, que dificulta a compreensão, levando, consequentemente, ao desinteresse dos alunos. Nesse contexto, é apresentada uma proposta didática na forma de atividade lúdica, que se utiliza da temática de um apocalipse zumbi. Essa abordagem não apenas proporciona a interatividade, mas também promove uma abordagem colaborativa no processo de aprendizagem. O objetivo principal desta atividade é analisar o impacto da aplicação de uma abordagem didática no formato Escape Room no tocante à colaboração entre alunos e à aprendizagem de conteúdos, ambientado em um cenário apocalíptico. Os tópicos abordados na atividade lúdica contemplam o currículo dos três anos do Ensino Médio e incluem temas como mudanças de estados físicos, métodos de separação, teste de pH (acidez e basicidade), termoquímica, métodos de conservação de alimentos, eletroquímica, balanceamento de equações químicas, propriedade dos metais, catalisadores, misturas homogêneas e heterogêneas, bem como reações de esterificação e oxidação do álcool. Essa iniciativa foi implementada e avaliada em uma Escola de Educação Básica em Florianópolis, Santa Catarina, no primeiro semestre de 2023 e envolveu 28 alunos de duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio do período matutino. Os resultados observados durante a atividade indicam que os alunos se mostraram mais engajados diante de uma abordagem diferenciada em sala de aula e a aprendizagem colaborativa desempenhou um papel fundamental na ampliação do conhecimento, especialmente, para aqueles que enfrentavam desafios específicos em determinados conteúdos no ensino de Química.
     
    Abstract: Assimilating scientific content in Chemistry classes often poses a significant challenge for students, frequently due to the absence of contextualization of topics in the classroom and the complex scientific language, which hinders comprehension and consequently leads to student disinterest. In this context, a didactic proposal is presented like a playful activity, utilizing a zombie apocalypse as the theme. This approach provides interactivity and promotes a collaborative approach to the learning process. The main objective of this activity is to analyze the impact of applying a didactic approach in the Escape Room format regarding student collaboration and content learning set in an apocalyptic scenario. The topics covered in the playful activity encompass the curriculum of all three years of high school and include subjects such as changes in physical states, separation methods, pH testing (acidity and basicity), thermochemistry, food preservation methods, electrochemistry, chemical equation balancing, properties of metals, catalysts, homogeneous and heterogeneous mixtures, as well as esterification and alcohol oxidation reactions. This initiative was implemented and evaluated in a Basic Education School in Florianópolis, Santa Catarina, in the first semester of 2023 and involved 28 students from two third-year high school classes in the morning period. The results observed during the activity indicate that students were more engaged with a differentiated approach in the classroom, and collaborative learning played a fundamental role in expanding knowledge, especially for those facing specific challenges in certain Chemistry content.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/90204
    Collections
    • Dissertações [33]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV