Ciências Biológicas (Curitiba): Recent submissions
Itens para a visualização no momento 341-360 of 1487
-
Formação inicial em Ciências Biológicas para atuação com alunos em contexto inclusivo
(2015)Resumo : Historiadores e antropólogos nos mostram que a preocupação com a educação inclusiva, no Brasil, ocorre pelo menos desde 1722, porém apenas a partir da década de 1990 a discussão a respeito se intensificou. Segundo ... -
Modelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e bilologia
(2014)Resumo : O presente trabalho propõe a elaboração e utilização de modelos de partes animais em gesso como recurso didático alternativo à exposição e manuseio de peças anatômicas animais em aulas de ciências e biologia, ... -
Os anfíbios vão à aula II
(2013)Resumo : O trabalho do professor em sala de aula ainda está engessado no método tecnicista de se trabalhar, para abolir esse estilo de aula da educação é necessária a sugestão de novos modelos viáveis de ensino, neste ... -
Metodologia para Educação Ambiental a partir das Diretrizes Curriculares : uma análise de experiências relatadas
(2014)Resumo : A educação ambiental (EA) surgiu em resposta à crise do desenvolvimento humano e como uma forma de inclusão da temática ambiental no processo educativo. No Brasil, é respaldada por políticas e Diretrizes Curriculares ... -
Estudo dos recursos, estratégias e metodologias para o ensino do sistema reprodutor feminino na educação básica e a produção de um hipertexto didático
(2015)Resumo : Vivemos em uma fase de rápido crescimento científico e tecnológico na qual a forma tradicional de ensino não se mostra mais tão eficiente. Novas práticas e estratégias se tornam necessárias na área educacional. ... -
Audiovisual na escola : Jurassic Park e o ensino de ciências
(2013)Resumo : A escola nem sempre leva em conta que seus alunos vivem em contato com diversas formas de linguagem, inclusive a audiovisual. Nos dias atuais a tecnologia está bastante avançada e o audiovisual se tornou amplamente ... -
A contribuição do monitor de aulas práticas : uma visão baseada em Piaget
(2013)Resumo : O monitor acadêmico é um aluno mais adiantado que é inserido em sala de aula para auxiliar na aprendizagem dos demais alunos, melhorando o desenvolvimento das aulas. Em aulas práticas, a presença do monitor é de ... -
O jogo didático nature como ferramenta na formação de professores de ciências e biologia
(2015)Resumo : O estudo das relações ecológicas e evolutivas é bastante complexo. Como consequência, os alunos apresentam dificuldades para compreendê-los, porém, um outro possível motivo, pode ser a falta de conhecimento sobre ... -
O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos
(2015)Resumo : O presente trabalho propõe uma abordagem demonstrativa dialogada em sala de aula com modelos de crânios confeccionados pelos graduandos de Ciências Biológicas para auxiliar a construção do conhecimento no ensino ... -
Guia para aulas práticas no zoológico de Curitiba, Paraná
(2015)Resumo : Um ensino de ciências que forme alunos questionadores e socialmente conscientes é um dos grandes desafios da educação atual. Os espaços de ensino não formal surgem como ferramentas que proporcionam maior flexibilidade ... -
Análise de livro didático adotado por escola de população pesqueira e proposta de material complementar
(2013)Resumo : Para cumprir sua função social a escola deve se preocupar não apenas em transmitir conhecimentos aos alunos, mas em formar cidadãos com capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem. Populações ... -
Instares e trouxas
(2015) -
Representações sociais dos docentes dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Química e Filosofia sobre a origem da vida e o fenômeno da vida
(2015)Resumo : O entendimento sobre o fenômeno vida, apesar de muito debatido, ainda não se demonstrou capaz de ser contemplado a partir de um conceito definitivo. Ao longo do tempo, inúmeras construções ao redor deste fenômeno ... -
Por que o ovo cozinha? : Entendendo a estrutura protéica utilizando atividade experimental e modelo didático numa perspectiva problematizadora
(2013)Resumo : A utilização de modelos didáticos e de atividades experimentais pode auxiliar o aprendizado dos alunos por si só. Entretanto, tais atividades associadas à abordagem da educação problematizadora podem intensificar ... -
O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
(2014)Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma mídia tecnológica interativa intitulada Célula Interativa 3D, para o ensino de biologia celular aos estudantes do Ensino ... -
Oficinas e atividades complementares : facilitadores de aprendizagem em cursinhos pré-vestibulares
(2015)Resumo : O ingresso no ensino superior é um desafio na vida dos jovens estudantes. O preparo adquirido durante a trajetória estudantil é decisivo para que essa etapa seja atingida, porém o ensino fundamental e médio da ... -
Sensibilização ambiental no Colégio Estadual Doutor Xavier da Silva
(2013)Resumo : O presente trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Doutor Xavier da Silva e consistiu da inserção de atividades de Educação Ambiental relacionadas com os Resíduos Sólidos, sua geração, reciclagem e correto ... -
Exploração de recursos didáticos alternativos para o ensino de biologia celular
(2015)Resumo : A Biologia Celular é fundamental para o aprendizado de Biologia, pois a célula é um dos principais conceitos na construção do conhecimento biológico. Porém, tal conteúdo muitas vezes é classificado como abstrato ... -
Na trilha da evolução
(2013)Resumo : O presente trabalho objetivou a criação de um site a respeito do tema evolução biológica. Seu domínio é de livre acesso aos alunos, professores, simpatizantes e curiosos em geral, voltando-se a oferecer um recurso ... -
Análise do perfil de metilação dos genes MMP2 e MMP14 em linhagens tumorais de mama e em tumores primários de mama utilizando a técnica de MSP
(2012)Resumo : O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e a principal causa de morte entre as mulheres. Alterações na regulação da expressão gênica por eventos epigenéticos são mecanismos comuns neste ...