• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Oficinas e atividades complementares : facilitadores de aprendizagem em cursinhos pré-vestibulares

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Aline Raqueli Leck.pdf (3.481Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Leck, Aline Raqueli
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O ingresso no ensino superior é um desafio na vida dos jovens estudantes. O preparo adquirido durante a trajetória estudantil é decisivo para que essa etapa seja atingida, porém o ensino fundamental e médio da rede publica de ensino, dificilmente proporciona o preparo necessário para cada nível estudantil, resultando em alunos com déficit de aprendizagem. Surgem neste contexto os cursos pré-vestibulares, que tem como meta aumentar o preparo acadêmico de estudantes interessados em cursar o ensino superior, mas, devido ao alto custo destes preparatórios, tende a se manter a conhecida elitização do ensino superior. Projetos de cunho social surgiram em pról de estudantes interessados nos estudos e sem condições financeiras de custeá-los e, o pré-vestibular Em Ação, há 15 anos, se enquadra nesta categoria. Devido ao curto tempo disponível para o ensino nestas instituições, não é dada atenção aos processos de ensino-aprendizagem e, com foco nesta questão, foi proposta a aplicação de oficinas pedagógicas como metodologia alternativa/complementar ao ensino de zoologia, ministrado previamente em sala de aula. Foi observado que as atividades realizadas nas oficinas foram de grande valia para os estudantes, ampliando seu universo de aprendizagem e, oferecendo ferramentas que proporcionassem um papel ativo dos estudantes no ensino. As atividades foram propostas com base na valorização dos conhecimentos previamente estabelecidos pelos participantes, visando que estes atingissem a aprendizagem significativa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41703
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV