• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Formação inicial em Ciências Biológicas para atuação com alunos em contexto inclusivo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Karine Von Seelen e Diogenes G Takitani.pdf (2.556Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Seelen, Karine Von Seelen
    Takitani, Diogenes G.
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Historiadores e antropólogos nos mostram que a preocupação com a educação inclusiva, no Brasil, ocorre pelo menos desde 1722, porém apenas a partir da década de 1990 a discussão a respeito se intensificou. Segundo a legislação brasileira, alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação são o público alvo da chamada inclusão educacional. Ainda de acordo com nossa legislação, esses alunos deverão ser matriculados preferencialmente nas escolas da rede regular de ensino, assim passou-se a exigir que os professores estejam aptos a trabalharem com esses alunos. Por meio de questionário aplicado a professores de ciências e biologia da rede regular de ensino de Curitiba e Região Metropolitana, foi possível verificar que, apesar de mais de 25 anos da intensificação da discussão, a formação inicial desses profissionais ainda é deficitária em relação ao tema, não preparando adequadamente esses professores para atuarem em escolas inclusivas. Esses docentes não possuem, muitas vezes, informação suficiente sobre quem são esses alunos, suas características e necessidades educacionais, embora demonstrem interesse em aprimorarem seu conhecimento e proporcionarem uma educação de qualidade a todos os alunos. Para mudarmos essa situação devemos aprimorar, primeiramente, a formação dos professores dos cursos de formação e revermos os currículos destes cursos, assim os docentes iniciarão suas carreiras profissionais preparados para a realidade encontrada nas escolas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41698
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV