• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O uso de modelos de crânios como procedimento didático para a aprendizagem de conceitos anatômicos e evolutivos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Gracyelle dos Santos Morais e Marcos Scherer.pdf (573.5Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Morais, Gracyelle dos Santos, 1989-
    Santos, Gracyelle dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho propõe uma abordagem demonstrativa dialogada em sala de aula com modelos de crânios confeccionados pelos graduandos de Ciências Biológicas para auxiliar a construção do conhecimento no ensino de Biologia. A ênfase didática consiste em adaptações alimentares associadas às mudanças ocorridas nos vertebrados. Os modelos de crânios foram elaborados com base nos exemplares da coleção do Laboratório de Zoologia de Vertebrados, do departamento de Zoologia, da Universidade Federal do Paraná. Foram confeccionados quatro modelos didáticos representando alguns crânios que podem ser encontrados nos vertebrados. Foram ministradas pelos graduandos, duas aulas em escolas na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), situados na cidade de Curitiba região metropolitana no estado do Paraná. Em sala de aula foram observados o conhecimento prévio dos estudantes e o subsequente aprendizado adquirido. A apresentação dos modelos de crânios elaborados como material didático-auxiliar teve boa repercussão entre os estudantes das turmas observadas. De forma geral, foi verificado que houve compreensão dos estudantes acerca do assunto proposto com os modelos e uma aceitação positiva da abordagem didático pedagógica. Ao final das aulas, pode-se perceber a construção de um conhecimento mais aprofundado sobre as questões propostas ao conteúdo apresentado. De acordo com as respostas apresentadas pelos estudantes a utilização de modelos pode ser avaliada como uma abordagem didática positiva.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41702
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV