• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estudo dos recursos, estratégias e metodologias para o ensino do sistema reprodutor feminino na educação básica e a produção de um hipertexto didático

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC Isadora de Lourdes Signorini Souza e Tatiane Sanches.pdf (2.172Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Signorini-Souza, Isadora de Lourdes, 1992-
    Sanches, Tatiane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Vivemos em uma fase de rápido crescimento científico e tecnológico na qual a forma tradicional de ensino não se mostra mais tão eficiente. Novas práticas e estratégias se tornam necessárias na área educacional. As tecnologias de informações e comunicações (TICs), por meio de suas múltiplas linguagens e recursos visuais, têm sido utilizados com sucesso na educação em diferentes partes do globo com acesso a essas tecnologias. Considerando estes pressupostos, este trabalho de conclusão de curso tem como um de seus objetivos realizar um levantamento de recursos didáticos disponíveis para o conteúdo curricular -Sistema reprodutor feminino? no âmbito da educação básica, assim como sua análise. Para tanto foi realizada uma revisão de literatura sobre os mais diversos recursos e estratégias usadas para o ensino desse conteúdo, sendo esses recursos divididos em virtuais, o que inclui as tecnologias de informações e comunicações (TICs), e recursos concretos, ou seja, não virtuais. O trabalho também propõe a análise de quatro livros didáticos, sendo dois de ciências e dois de biologia, abordando critérios teóricometodológicos, visuais e pedagógico-metodológicos. Outro objetivo do presente estudo é o aprimoramento de uma animação didática virtual sobre o sistema reprodutor feminino, anteriormente produzida, e por fim a produção de um hipertexto didático sobre o assunto com links que direcionam a outras páginas com informações relevantes. Todas essas etapas foram analisadas e discutidas, sendo relacionadas ao nosso referencial teórico, a teoria cognitivista da aprendizagem significativa, criada por Ausubel na década de 60.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41696
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV