• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O jogo didático nature como ferramenta na formação de professores de ciências e biologia

    Thumbnail
    View/Open
    TCC Guilherme de Souza Nogueira e Caroline Ahrens.pdf (1.202Mb)
    Date
    2015
    Author
    Nogueira, Guilherme de Souza
    Ahrens, Caroline
    Metadata
    Show full item record
    Abstract
    Resumo : O estudo das relações ecológicas e evolutivas é bastante complexo. Como consequência, os alunos apresentam dificuldades para compreendê-los, porém, um outro possível motivo, pode ser a falta de conhecimento sobre esses temas por parte dos professores, o que reflete falhas na formação dos mesmos. O PBL (Problem Based Learning) é uma abordagem instrucional que inicia a aprendizagem dos alunos pela criação de cenários, nos quais há a necessidade de resolver um problema. Tem foco na espontaneidade, na colaboração, e na habilidade flexível de resolver estes problemas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o impacto do jogo didático Nature, o qual é baseado no método PBL, na apreensão e entendimento dos conceitos de Evolução e Genética de Populações pelos alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. O jogo requer entre dois e seis jogadores. Não há manual de instruções, uma vez que é composto por diversos tipos de cartas que regem o desenvolvimento do jogo. No entanto, o ideal é que haja um moderador que auxilie e explique os comandos do jogo. O jogo foi aplicado a alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná que já tenham cursado ou estejam cursando a matéria de Genética de Populações. Os alunos responderam a alguns questionários antes e após a aplicação. Um dos resultados mais relevantes em relação à aplicação do jogo foi um melhor entendimento por parte dos alunos do conceito de Deriva Genética. Os alunos lembraram ou aprenderam conceitos e houve uma boa aceitação da metodologia do jogo para a explicação dos assuntos. Provavelmente estes resultados estão relacionados com a participação dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem, na interação que o jogo proporcionou entre os participantes e também a um entendimento mais aprofundado do conhecimento explorado pelo jogo, características da metodologia PBL.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41701
    Collections
    • Licenciatura [214]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV