31001017155P1 Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Recent Submissions
-
Narrativas palmarinas : usando romance gráfico histórico (graphic novel) para ensinar relevância e perspectiva histórica em aulas de história
(2022)Resumo: Este trabalho tem como tema o uso do romance histórico gráfico Angola Janga como fonte e artefato da cultura dos jovens e a sua relação com o passado. O objetivo principal é investigar a obra enquanto fonte histórica ... -
Presença negra em São José dos Pinhais : percurso para ensinar e aprender história
(2022)Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa feita sobre a população negra na História de São José dos Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba. Por meio de pesquisas bibliográficas em obras que ... -
Compreendendo as identidades LGBTQIA+ : entre o sair do armário e o livro didático de história, conexões possíveis de histórias não contadas
(2022)Resumo: Este trabalho tem por objetivo problematizar a presença e/ou a ausência das identidades LGBTQIA+ no livro didático de História. Ao considerar que as relações de gênero e as sexualidades permeiam nossa sociedade e ... -
O tema alimentação no ensino de história : propostas didáticas para os anos iniciais
(2022)Resumo: A presente dissertação desenvolve propostas didáticas para o Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica para o tema Alimentação. Essa investigação tem como fio condutor a Alimentação ... -
A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
(2022)Resumo: Nessa Dissertação tratamos da construção histórica das fronteiras brasileiras, em especial na região meridional do país, analisando os métodos e princípios utilizados nas disputas territoriais e observando as ... -
O jogo não acabou : jogos de cartas e de tabuleiro para o estudo do feminismo no Brasil (XIX-XXI)
(2022)Resumo: Este trabalho tem por temática a produção de jogos de cartas e de tabuleiro sobre o feminismo brasileiro (XIX-XXI), para a aplicação nas aulas de História no 9° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. A construção ... -
Oficina de ensino : método histórico para abordagem da diversidade étnico-racial na cidade de Colombo-Paraná
(2022)Resumo: Essa dissertação aborda o ensino das relações étnico-raciais no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. Contém uma parte dissertativa sobre o tema e uma parte propositiva, composta ... -
O ensino de história no Brasil e a questão da democratização e o uso das tecnologias digitais : 1997-2018
(2022)Resumo: Como o Ensino de História no Brasil pode contribuir no processo de democratização e uso das tecnologias digitais? Essa questão norteia os caminhos dessa investigação que se desenvolve na interface do campo do Ensino ... -
Temática indígena no ensino de história : os Avá-Guarani e a construção da Hidrelétrica de Itaipu (1973-1982)
(2021)Resumo: A presente dissertação busca discutir sobre a violação dos direitos humanos dos povos indígenas durante a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu durante a ditadura civil-militar, bem como a luta dos Avá-Guarani, ... -
Mulheres à luta! : representações do feminino em Joinville (1880-1930)
(2021)Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre o trabalho feminino na Colônia Dona Francisca entre os anos de 1880 e 1930. Como o objetivo final produzimos uma caixa temática com fotografias disponíveis ... -
História ambiental no ensino de história : o processo de devastação florestal no território paranaense (1870-1970)
(2021)Resumo: Esta dissertação tem como campo de estudo a história ambiental a partir do recorte da história ambiental do Paraná, destacando-se o processo de devastação florestal no território paranaense, abrangendo o período ... -
O "jogo da morte" : a Ucrânia entre soviéticos e nazistas (1933-1943) e a construção do conhecimento histórico em sala de aula
(2021)Resumo: Nessa dissertação analisamos a história da Ucrânia do início dos anos 1930 até o ano de 1943. O contexto estudado percorre o aumento da presença estatal soviética em terras ucranianas e invasão nazista em 1941, com ... -
Paraná quilombola : um site para ensinar história
(2020)Resumo: Este trabalho final do Mestrado Profissional em Ensino de História, cujo objeto são as comunidades quilombolas no Paraná, é composto de uma dissertação e de um material para divulgação ampliada e para o ensino de ... -
Futebol e ensino de história : questões e possibilidade de um ensino temático
(2020)Resumo: Essa dissertação discute a relevância do futebol como um elemento da cultura brasileira, apresentando dados e reflexões sobre essa temática. Realiza-se também uma breve reflexão sobre o conceito de cultura e sobre ... -
Religião, racismo e estado : a umbanda e a construção da nação brasileira nos séculos XIX/XX
(2020)Resumo: A presente dissertação pretende discutir como as políticas raciais eugenistas e o mito da democracia racial se relacionam com o surgimento e consolidação da Umbanda como religião brasileira. Busca demonstrar como ... -
Os mapas contam histórias : reflexões, análises e perspectivas da utilização da cartografia histórica no ensino de história
(2020)Resumo: A presente dissertação relata o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que teve por objetivo refletir e apontar perspectivas acerca da utilização da cartografia histórica no ensino de História. Para tanto, ... -
O Jornal Quilombo e a representação da identidade afirmativa da mulher negra : uma proposta paradidática no ensino de história
(2020)Resumo: Buscando fazer do ambiente escolar um espaço de ressignificação e da construção de novas concepções e saberes, sobretudo, no ensino de História, ainda bastante arraigado em concepções eurocêntricas, o objetivo deste ... -
A Fortaleza da Barra (Ilha do Mel/PR) no século XVIII : aplicativo para dispositivos móveis para o ensino de história
(2020)Resumo: Nesta dissertação analisamos a história da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres (Ilha do Mel, Paranaguá/PR) ao longo do século XVIII, tratando da pirataria na região da Baía de Paranaguá e da participação de Paranaguá ... -
De quem é esse currículo? : hegemonia e contra-hegemonia no ensino de história na Base Nacional Comum Curricular
(2020)Resumo: O presente trabalho aborda o Ensino de História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as disputas em torno da sua elaboração. Objetiva caracterizar os diversos setores envolvidos na sua construção bem como ... -
Antiguidade clássica e mitologia : relações entre conhecimento escolar e produtos midiáticos na aprendizagem de estudantes do 6º ano do ensino fundamental
(2020)Resumo: A presente pesquisa visa investigar a relação construída entre um conjunto de estudantes da etapa relativa ao sexto ano do Ensino Fundamental com os saberes da Antiguidade Clássica, de modo específico com a Mitologia. ...