O ensino de história no Brasil e a questão da democratização e o uso das tecnologias digitais : 1997-2018
Resumo
Resumo: Como o Ensino de História no Brasil pode contribuir no processo de democratização e uso das tecnologias digitais? Essa questão norteia os caminhos dessa investigação que se desenvolve na interface do campo do Ensino de História no Brasil e da reflexão filosófica sobre as tecnologias. O diálogo entre esses dois campos de pesquisa ocorre por meio de alguns conceitos centrais como: a emancipação de Immanuel Kant, para pensar os propósitos da prática educativa escolar; o intelectual específico de Michel Foucault, para refletir a atuação dos professores-pesquisadores do Ensino de História na transformação da escola pública num espaço de democratização tecnológica; a representação social de Serge Moscovici, para discutir as interpretações e as leituras realizadas pelos professores-pesquisadores da educação básica sobre as tecnologias digitais; o passado prático desenvolvido por Hayden White, para problematizar o caráter transmissivista, ainda presente, nas aulas de História da educação básica; e a intervenção da democracia na tecnologia de Andrew Feenberg, noção chave para discutir caminhos de reposicionamento da escola pública num espaço de reflexão e de democratização da tecnologia na sociedade brasileira. Fundamentado nesses conceitos meu objetivo principal é apresentar uma proposta teórico-metodológica sobre o uso das tecnologias digitais no Ensino de História, a qual é disponibilizada, também, no site Ensino de História e as Tecnologias (endereço eletrônico: https://ensinodehistoriaetecnologias.wordpress.com/). O público-alvo é formado pelos professores-pesquisadores do Ensino de História da educação básica e os graduandos de Licenciatura e Bacharelado em História. As fontes históricas utilizadas são compostas por documentos oficiais sobre o Ensino de História e artigos acadêmicos que tratam da articulação entre o Ensino de História e o uso das tecnologias digitais publicados entre 1997 e 2018. O resultado dessa investigação demonstrou que é possível constituir um caminho auspicioso para o uso das tecnologias digitais no Ensino de História, de forma crítica e emancipativa. E, desse modo, na medida em que esta pratica de ensino esteja articulada ao projeto de intenção coletiva dos sujeitos escolares (estudantes, professores, funcionários, direção e pais/responsáveis), abre-se a possibilidade de transformação da escola pública num espaço fundamental de democratização tecnológica na sociedade. Além disso, apontou para novas frentes de investigação tendo como ponto de partida a reflexão da tecnologia de Feenberg, para pensar questões como: o predomínio das perspectivas instrumental e determinista de tecnologia no pensamento educacional brasileiro; as representações sociais dos professorespesquisadores do Ensino de História sobre as tecnologias digitais e o paradoxo entre o desenvolvimento tecnológico e a precarização do trabalho docente, por exemplo. Abstract: How can history teaching in Brazil contribute to the process of democratization and use of digital technologies? This question guides the paths of this investigation which develops at the interface of the History Teaching field in Brazil and of the philosophical reflection on technologies. The discussion between these two fields of research occurs through some central concepts, such as: Immanuel Kant’s emancipation, to think about the purposes of school educational practice in general; Michel Foucault’s specific intellectual, to reflect on the role of teacherresearchers in the teaching of history, in transforming the public school into a space for the democratization of technology; Serge Moscovici’s social representation, to discuss the interpretations and readings carried out by basic education teacherresearchers on digital technologies; the practical past developed by Hayden White, to question the transmissivist approach, still present in history classes in basic education; and Andrew Feenberg’s democratic intervention into technology, perceived as a possible way to reposition the public school as a space for reflection and democratization of technology in Brazilian society. Having as the main objective the creation of a theoretical-methodological proposal on the use of digital technologies in History teaching, which is available in a blog on the Teaching of History and Technologies (https://ensinodehistoriaetecnológicas.wordpress.com/). The target audience for this proposal are basic education history teacher-researchers and undergraduate and graduate history students. The historical sources are composed of official documents on history teaching and academic papers that deal with the articulation of history teaching and the use of digital technologies, produced between 1997 and 2018. The result of this investigation demonstrated a possible path for the use of digital technologies in history teaching in a critical and emancipative way in a close relationship with the school's collective intention project, in order to transform it into a space for democratic intervention in technology. In addition, it pointed to new research fronts having as a starting point Feenberg's reflection on technology, to think about issues such as: the predominance of instrumental and deterministic perspectives of technology in Brazilian educational thought; the social representations of history teacher-researchers about digital technologies and the paradox between technological development and the precariousness of teaching work, for instance.
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