A construção das fronteiras meridionais do Brasil : uma oficina didática para ensino de história
Resumo
Resumo: Nessa Dissertação tratamos da construção histórica das fronteiras brasileiras, em especial na região meridional do país, analisando os métodos e princípios utilizados nas disputas territoriais e observando as populações das regiões nas quais os limites fronteiriços foram estabelecidos. A partir dessa abordagem, que possibilita estabelecer relações interdisciplinares entre a História e a Geografia, criamos uma oficina pedagógica para tratar do tema. A metodologia empregada no desenvolvimento da Dissertação foi principalmente a pesquisa bibliográfica, realizada em obras que tratam do tema, a partir das quais formulamos um texto acadêmico que desenvolve o tema e também desenvolvemos a parte propositiva do trabalho. A parte acadêmica da Dissertação está apresentada em dois capítulos. No primeiro abordamos as determinações dos Tratados de Tordesilhas (1494) e Madri (1750) e seus impactos na disputa territorial entre as Coroas Ibéricas na região meridional da América portuguesa e espanhola. No segundo, analisamos a construção das fronteiras meridionais da região sul do Brasil, com destaque para o processo de consolidação das fronteiras do Paraná e de Santa Catarina nos séculos XIX e XX. No terceiro capítulo da Dissertação nos debruçamos sobre as questões do ensino de História propriamente, retomando as formulações de Isabel Barca sobre a metodologia de ensino das aulas-oficina. Nesse mesmo capítulo, realizamos a parte propositiva da Dissertação, apresentando uma oficina elaborada para o ensino do processo histórico envolvido na definição das fronteiras de algumas áreas da região meridional do Brasil. A oficina é voltada a estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, está orientada pela Educação Histórica e foi elaborada a partir das formulações de Isabel Barca para essa metodologia de ensino. Abstract: In this Dissertation we deal with the historical construction of the Brazilian borders, especially in the southern region of the country, analyzing the methods used in the territorial disputes. As well as observing the populations of the regions in which the border limits were established. From this approach, establishing an interdisciplinary connection between History and Geography, we created an educational workshop to deal with the subject. The methodology applied in the development of the Dissertation was mainly bibliographical research. It was based on works that deal with the topic, from which we formulated an academic text that develops the subject and the propositional part of the work. The academic section of this dissertation is presented in two chapters. In the first we approach the determinations of the Treaties of Tordesillas (1494) and Madrid (1750), as well their impact on the territorial dispute between the Iberian Crowns in the southern region of Portuguese and Spanish America. In the second section, we analyzed the construction of the southern frontiers in the southern region of Brazil. We emphasized the consolidation process of the frontiers of Paraná and Santa Catarina in the 191th and 20th centuries. In the third chapter, we focus on the issues of History teaching itself, reviewing Isabel Barca's formulations about the teaching methodology of the workshop classes. In this chapter, we presented a workshop designed to teach the historical process involved in the definition of the frontiers of some areas of the southern region of Brazil. The workshop is aimed at students of Basic Education High School, is oriented by History Education and was developed based on Isabel Barca's formulations for this methodology of teaching.
Collections
- Dissertações [44]