Navegação Coordenação Pedagógica por assunto "Pratica de ensino"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 54
-
Algumas reflexões acerca das tecnologias e suas contribuições nas práticas pedagógicas da ação docente
(2016)Resumo : O artigo aborda algumas reflexões sobre as praticas pedagógicas e as tecnologias educacionais como metodologias na ação docente. A metodologia exerce importante função no ambiente escolar assim como o papel dos ... -
Alimentar de teoria ou matar de fome a prática : a práxis como princípio curricular
(2016)Resumo : O trabalho aqui apresentado se desenvolveu pela análise do material produzido pelos alunos do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Gratulino de Freitas, na cidade de Guaratuba, com o objetivo de ... -
Atendimento educacional especializado na rede regular de ensino : caminhos a serem trilhados
(2016)Resumo : O presente artigo buscará refletir sobre a importância da articulação do trabalho pedagógico realizado pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) atuantes nas Salas de Recursos Multifuncional ... -
Avaliação da aprendizagem : aspectos relevantes da avaliação diagnóstica, formativa e somativa na aprendizagem escolar
(2014)Resumo : Apresentado ao curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, o presente trabalho tem como objetivo conhecer o que a comunidade escolar entende por avaliação da aprendizagem, ... -
Avaliação da aprendizagem escolar segundo os preceitos de Cipriano Luckesi
(2014)Resumo : O presente artigo busca uma compreensão sobre a concepção de avaliação escolar sobre os preceitos de Carlos Cipriano Luckesi. Será proposta uma reflexão de como vem ocorrendo a avaliação escolar na atualidade e ... -
Avaliação da aprendizagem na educação infantil : reflexões acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2010)
(2016)Resumo : O presente artigo teve como objetivo de estudo a avaliação da aprendizagem na Educação Infatil, baseando-se na análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI (2010). Sendo assim ... -
Avaliação da aprendizagem no ensino médio : desafios à coordenação pedagógica da escola
(2014)Resumo : O presente estudo teve por objetivo compreender qual o papel que as atividades de avaliação tem desempenhado nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e o papel do coordenador pedagógico neste processo. ... -
Avaliação de larga escala : possibilidades de aplicação na realidade escolar
(2016)Resumo : O presente estudo objetivou abordar a avaliação em larga escala no Brasil e suas aplicações na realidade escolar. Para tanto, foram utilizadas como fontes de dados os documentos oficiais disponibilizados pelo ... -
A avaliação e o processo de ensino-aprendizagem no contexto educacional
(2014)Resumo : O presente estudo tem por objetivo refletir sobre a avaliação e sua interação com o processo de ensino e de aprendizagem. Há de se saber que a avaliação é um elemento crucial para o processo de ensino e aprendizagem, ... -
Como os professores do Colégio Estadual Paranaense percebem o processi de avaliação e qual o impacto dessa percepção em suas práticas pedagógicas
(2016)Resumo : A pesquisa tem por finalidade investigar como os professores do Colégio Estadual Paranaense percebem o processo de avaliação e qual o impacto dessa percepção em suas práticas pedagógicas, os diferentes olhares e ... -
Conselho de classe : apontamentos sobre uma escola pública paranaense
(2016)Resumo : Este artigo tem por objetivo refletir sobre a forma com esta sendo conduzido o conselho de classe em uma escola pública no Paraná, verificando qual a concepção que os docentes pesquisados possuem sobre a temática. ... -
Conselho de classe participatico no município de Lindoeste
(2016)Resumo : O presente artigo mostrará através de uma pesquisa bibliográfica a importância do conselho de classe participativo para o processo educativo no Municipio de Lindoeste, em especial na Escola Municipal Bartolomeu ... -
Conselho de classe participativo para a melhoria das práticas pedagógicas
(2014)Resumo : Este texto possibilitou analisar o trabalho desenvolvido no Conselho de Classe Participativo na instituição de ensino de atuação. Este modelo de conselho possibilita a gestão participativa e democrática na escola, ... -
A coordenação pedagógica como sujeito do processo de inclusão da escola no mundo digital
(2016)Resumo : Este estudo tem como objetivo abordar o uso dos dispositivos móveis como ferramenta pedagógica no contexto da sala de aula refletindo sobre o papel do coordenador pedagógico frente ao uso das novas tecnologias ... -
A coordenação pedagógica na efetivação do currículo da escola de período integral
(2014)Resumo : O objetivo deste trabalho está pautado na análise da função de Coordenação1 Pedagógica na concretização do currículo da escola de tempo integral que atenda as especificidades deste público. Utiliza como referencial ... -
O coordenador e o planejamento escolar
(2016)Resumo : O presente artigo tem como finalidade contribuir com reflexões acerca do planejamento escolar, sobre a importância de se elaborar um Plano de Trabalho Docente que esteja em consonância com a realidade na qual o ... -
O coordenador pedagógico na garantia do direito à educação com qualidade no ensino público : algumas reflexões
(2014)Resumo : Esse artigo tem por objetivo apontar algumas reflexões a respeito da atuação do coordenador pedagógico na garantia do direito à educação de qualidade no ensino público. Busca-se compreender a importância do trabalho ... -
Os desafios do coordenador pedagógico e dos docentes na busca da melhoria da qualidade de ensino
(2014)Resumo : Este estudo analisa alguns aspectos relacionados ao conceito de qualidade, citando algumas das interpretações desta, a partir das relações históricas, culturais e sociais vividas, e algumas das ações planejadas ... -
Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá
(2016)Resumo : Com o reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica, que passa por intensas alterações na valorização da informação e compreendendo que a educação está ligada à essa evolução da sociedade, faz-se ... -
A dimensão afetiva da função de coordenação pedagógica : relação entre afetividade e aprendizagem
(2014)Resumo : O presente artigo tem por objetivo analisar a importância que os professores, coordenadores pedagógicos e alunos conferem à dimensão afetiva no processo de ensino e de aprendizagem. Trata acerca da afetividade ...