Conselho de classe participatico no município de Lindoeste
Resumo
Resumo : O presente artigo mostrará através de uma pesquisa bibliográfica a importância do conselho de classe participativo para o processo educativo no Municipio de Lindoeste, em especial na Escola Municipal Bartolomeu Bueno da Silva, onde já ficaram consolidados os conselhos de classe participativos como poderosos instrumentos para planejar as ações escolares. Este tema nos faz refletir sobre um dos maiores problemas apresentados na prática avaliativa: a falta de atuação ativa do conselho de classe na relação professor e aluno e ação pedagógica, uma vez que, desviado de seu papel como instância colegiada, este tem se transformado em espaço de julgamento junto aos professores das turmas, verificando quem merece ficar retido ou não, esquecendo, assim, de analisar e refletir o que foi proposto ao educando no transcorrer do ano letivo para superar suas dificuldades. Com este estudo, pretendo mostrar a importância do conselho de classe participativo em uma perspectiva de participação democrática, tendo por objetivo refletir sobre o trabalho pedagógico desenvolvido na escola como expressão do ato de ensinar e aprender, sendo um espaço diagnóstico da prática educativa para que, dessa forma, contribua para a formação de indivíduos independentes, críticos e participativos ao desempenhar seu papel social.
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- Coordenação Pedagógica [455]