• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Atendimento educacional especializado na rede regular de ensino : caminhos a serem trilhados

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - MARLENE DE SOUZA.pdf (386.1Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Souza, Marlene de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente artigo buscará refletir sobre a importância da articulação do trabalho pedagógico realizado pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) atuantes nas Salas de Recursos Multifuncional (SRM), professores da sala comum e os integrantes da equipe pedagógica, tendo em vista o atendimento dos alunos com deficiência (física, intelectual, visual, auditiva, múltipla), Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), inclusos na rede regular de ensino, garantindo-lhes oferta de educação com qualidade. Buscar-se-á através da pesquisa bibliográfica reunir elementos que fundamentam a (re) organização do trabalho pedagógico de maneira a promover o estabelecimento de ações pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento de um trabalho coletivo envolvendo não só os professores do AEE, mas também os professores da sala comum e os profissionais atuantes na equipe pedagógica, procurando a partir daí buscar a efetivação da Inclusão Escolar e com isso, a garantia não só do acesso de todos à educação, mas também de sua permanência e seu sucesso na escolarização, tendo em vista que a escola é o local onde os diferentes grupos se encontram, interagem e convivem entre si, fazendo-se necessário a promoção de um olhar mais humanizado sobre esses sujeitos, visto que, precisamos reconhecer e respeitar as diferenças ali existentes, mobilizando os demais para tal convívio.
     
    Abstract : This article will seek to reflect on the importance of coordination of the pedagogical work of the teachers of the Educational Service Specialist (AEE) working in the Multifunctional Resource Rooms (SRM), common room of teachers and members of the teaching staff, with a view to meeting the students with disabilities (physical, intellectual, visual, auditory, multiple), Pervasive Developmental Disorders (PDD) and high abilities/giftedness, included in the regular school system, guaranteeing their delivery of education quality. will look up through the literature together elements supporting the (re) organization of educational work in order to promote the establishment of educational activities to enable the development of a collective effort involving not only the teachers of the ESA, but also teachers the common room and the professionals working in the teaching staff, looking from there to seek the realization of the School Inclusion and thereby ensuring not only access for all to education, but also of its permanence and its success in education, with a view that school is the place where different groups meet, interact and coexist with each other, making it necessary to promote a more humane look at these subjects, since we need to recognize and respect there differences, mobilizing others to such.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53372
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV