Conselho de classe : apontamentos sobre uma escola pública paranaense
Resumo
Resumo : Este artigo tem por objetivo refletir sobre a forma com esta sendo conduzido o conselho de classe em uma escola pública no Paraná, verificando qual a concepção que os docentes pesquisados possuem sobre a temática. Visa analisar se estas reuniões tem desempenhado sua real função ou tornaram-se meramente burocráticas. Para tanto, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, que consistiu no estudo de autores que escreveram e/ou desenvolveram pesquisas acerca da temática em estudo, e a de campo que foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, através da observação de oito conselhos de classe em uma escola estadual do município de Quedas do Iguaçu - Paraná, e também a coleta de dados através de um questionário direcionado a vinte professores, da referida escola, sendo quinze respondidos. O conselho de classe é o colegiado que possibilita a democratização das relações na escola permitindo a reflexão e discussão da prática pedagógica e de avaliação coletiva, no entanto não é desta forma que a mesma ocorre apesar dos docentes pesquisados entenderem a importância do mesmo. A pesquisa traz uma reflexão acerca da necessidade de se repensar sobre a postura docente, historicamente construída, no que concerne a avaliação e sua relação com a aprendizagem visando avanço educacional equitativo.
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- Coordenação Pedagógica [455]