• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - HISSAE JANICE PEREIRA.pdf (635.0Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Pereira, Hissae Janice
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Com o reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica, que passa por intensas alterações na valorização da informação e compreendendo que a educação está ligada à essa evolução da sociedade, faz-se necessário analisar a postura da escola e a atuação dos docentes em relação aos componentes tecnológicos, bem como perceber a necessidade de inclusão de novas habilidades e competências para trabalhar com as tecnologias digitais inseridas no ambiente escolar. Pergunta-se então: De que forma os docentes vem utilizando as tecnologias digitais nas escolas? Os professores recebem cursos de formação continuada para trabalharem com as tecnologias digitais em sala de aula? Há resistência por parte dos professores em relação ao uso das tecnologias digitais na sala de aula? Procurando responder a tais questionamentos, debate-se neste trabalho a atuação do professor diante das tecnologias digitais existentes no âmbito escolar, apresentando problemáticas e apontando questões que ofereçam suportes para que a escola e o professor dirijam sua prática utilizando-se dos recursos didáticos tecnológicos. O campo empírico do estudo configura-se como uma escola integral de pequeno porte no Município de Paranaguá. O trabalho iniciou-se com uma revisão de literatura e também se apoiou em um questionário ofertado aos docentes. O suporte teórico fundamentou-se principalmente em Almeida (2000), Behrens (2005) e Kramer (2007). Constatou-se que as tecnologias digitais estão sendo "mau" utilizadas nos nestas escolas não somente pela resistência de alguns professores, mas também, por falta de capacitação e receio do novo. Além disso, percebeu-se que o laboratório de informática raramente era utilizado pelos professores como ferramenta de ensino, ou quando se planejava alguma atividade que envolvia recursos tecnológicos, os docentes apresentavam grandes dificuldades ao conduzir sua prática educativa mediada por estes recursos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/53305
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV