• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação da aprendizagem no ensino médio : desafios à coordenação pedagógica da escola

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JANETE DUTRA.pdf (519.2Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Dutra, Janete
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo teve por objetivo compreender qual o papel que as atividades de avaliação tem desempenhado nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas e o papel do coordenador pedagógico neste processo. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica acerca da temática onde evidenciou-se que as práticas pedagógicas tem estreita ligação com a avaliação da aprendizagem do aluno, as inquietações teóricas sobre as práticas avaliativas desenvolvidas na escola e os aspectos legais que embasam o processo de avaliação na escola. Para aprofundar a reflexão sobre a temática desenvolveu-se também uma pesquisa de campo onde foram entrevistados três professores do Colégio Estadual Dom Carlos – Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante, escola da rede estadual de ensino do município de Palmas – Paraná que oferta Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1º ao 3º ano), Formação de Docentes, Curso Técnico em Informática e Administração, e conta no ano de 2014 com um total de 1307 alunos matriculados. Neste sentido, a partir das entrevistas pode-se analisar os desafios da avaliação na perspectiva do professor. A partir dos dois focos da pesquisa (bibliográfico e campo) pode-se constatar que a avaliação é regida por preceitos legais, que orientam para que a avaliação seja o mais democrática possível e leve em consideração todos os momentos do processo educativo, não ocorrendo de forma estanque em alguns momentos do processo, porém em muitas práticas é isso que se visualiza. O papel do coordenador pedagógico por sua vez é o de articular este trabalho, agregando um planejamento da sua ação pedagógica na escola com uma ação eficaz junto ao grupo de professores com os quais atua e assessoramento técnico à gestão da escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47087
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV