• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Conselho de classe participativo para a melhoria das práticas pedagógicas

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CELIA DE CASSIA DAMASCENO.pdf (339.8Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Bichibichi, Cássia Estela Kropzake
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este texto possibilitou analisar o trabalho desenvolvido no Conselho de Classe Participativo na instituição de ensino de atuação. Este modelo de conselho possibilita a gestão participativa e democrática na escola, e está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN 9394/96 em seu artigo 12. Em uma gestão participativa e democrática envolve a avaliação discente e docente, a avaliação da instituição de ensino, a autoavaliação docente a partir das suas práticas pedagógicas, visando diagnosticar as falhas que ocorreram durante o processo da ensinagem, e apontam as correções que devem ser praticadas coletivamente, intencionando rever os planos de trabalho docente, a avaliação escolar, a metodologia aplicada, e apontar as falhas e as dificuldades do processo visando mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superá-las. O objetivo foi de estudar, entender e realizar conselhos de classes democráticos e emancipadores, no interior da escola. O estudo realizou-se por meio de Oficinas Pedagógicas envolvendo todos os membros da comunidade escolar e foram desenvolvidas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ministradas por docentes daquela instituição. Os resultados obtidos foram extremamente significativos, porque os participantes das oficinas se sentiram empoderados e sujeitos das ações educativa, participativa e democrática. O envolvimento com os trabalhos realizados nas oficinas possibilitou a leitura, o estudo e o debate das questões que envolvem o planejamento participativo, o conselho de classe participativo e a avaliação participativa, como tripé necessário à conquista da gestão democrática e emancipatória, na escola. Os resultados imediatos das oficinas revelaram-se no cotidiano escolar, onde o grupo de participantes estendeu a discussão para os intervalos de recreio, nos momentos de hora atividade, e principalmente na realização dos conselhos de classe do 1º, 2º, 3º e 4º bimestres com a participação de alunos, funcionários e pais, juntamente com o corpo docente e a coordenação pedagógica do colégio. Outro importante resultado foi a reação das mães que participaram dos Conselhos de Classe Participativos, que puderam demonstrar maior reconhecimento e valorização do corpo docente, e o acompanhamento dos estudos dos filhos em casa, com um maior envolvimento da família. Para a coordenação pedagógica, ficou evidente a queda da evasão escolar, o retorno de alguns alunos quase desistentes e a presença espontânea dos pais ou responsáveis na escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47178
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV