• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação da aprendizagem : aspectos relevantes da avaliação diagnóstica, formativa e somativa na aprendizagem escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CLAUDIA REGINA SPOLADOR BENTO.pdf (380.4Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Bento, Claudia Regina Spolador
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Apresentado ao curso de pós-graduação em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Paraná, o presente trabalho tem como objetivo conhecer o que a comunidade escolar entende por avaliação da aprendizagem, servindo aos professores para a compreensão das funções da avaliação, os instrumentos avaliativos que podem ser utilizados e que a avaliação é um mecanismo de reflexão da prática pedagógica. O presente trabalho é um estudo de caso realizado numa escola de um município do Paraná sobre o tema Avaliação da Aprendizagem, com a perspectiva da análise da percepção dos docentes e da coordenação pedagógica das três funções da avaliação mais utilizadas na escola: diagnóstica, formativa e somativa. A pesquisa se divide nos estudos sobre as definições de avaliação e de suas funções por alguns autores, pontos divergentes e convergentes, e dentro destes conceitos, o que compete a cada função no âmbito escolar, buscando levantar aspectos positivos e negativos. Então, parte para análise documental a partir da legislação e de documentos escolares do estabelecimento de ensino, em como abordam a avaliação. A metodologia de pesquisa utilizou do estudo de caso com aplicação de roteiros de entrevistas e questionários realizados com professores, alunos e responsáveis, partindo para sua análise à luz da teoria estudada. As considerações, a partir da análise dos resultados, apresentam a reflexão sobre a necessidade de estudo do tema avaliação e que este estudo deveria ser feito de dentro da escola para fora, para que se tenha uma visão clara dos limites e possibilidades das mudanças impostas pelo sistema educacional ou de inovação pedagógica.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47186
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV