Navegação Coordenação Pedagógica por título
Itens para a visualização no momento 175-194 of 455
-
A face política da coordenação pedagógica e as relações de poder na escola
(2016)Resumo : O artigo problematiza a face política da coordenação pedagógica no âmbito da escola pública do Paraná, focalizando as relações de poder que perpassam e são perpassadas por esse segmento escolar. O problema da ... -
Falta de limites na educação infantil
(2014)Resumo : O presente artigo trata de uma análise reflexiva da ação docente com crianças de Educação Infantil. Parte da observação da realidade e de diferentes situações geradoras de angústia nas quais os docentes questionam-se ... -
A falta do hábito de estudo no ensino médio noturno
(2016)Resumo : O presente estudo versa sobre o porquê que a maioria dos alunos do 2º Ano/Turma B, do curso do Ensino Médio Noturno não gostam de estudar. Foram observadas as práticas pedagógicas, políticas e organizacionais ... -
A família como fator determinante no desempenho escolar dos alunos
(2014)Resumo : Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou analisar a participação da família na educação escolar, na qual se indagou se essa determina o desempenho escolar dos alunos. Foi aplicado um questionário ... -
Família e escola : "instituições parceiras no desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil"
(2016)Resumo : O artigo traz uma reflexão sobre a importância da família como parceira da escola na formação acadêmica dos alunos, especificamente num CMEI localizado no Município de Campo Largo. Há doze anos se consolidou nesta ... -
Família e escola : educação de base responsabilidade de quem?
(2016)Resumo : presente trabalho teve como objetivo demonstrar a importância da família na vida escolar da criança visando às implicações da diversidade e/ou omissão familiar no desenvolvimento e aprendizagem, num enfoque da ... -
Família e escola no contexto da educação infantil
(2014)Resumo : O presente artigo tem como objeto de estudo a família e a escola no contexto da educação infantil, explicitando as dificuldades de diferenciar quem educa e quem ensina nesta etapa da educação básica. Foram realizadas ... -
A família e o desenvolvimento na aprendizagem
(2016)Resumo : O artigo aborda o tema: Aprendizagem escolar se dá com a parceria entre família e escola. Apoiado na metodologia de pesquisa bibliográfica se desenvolverá na análise de textos que discutem a ideia de que a ... -
Fatores motivacionais da indisciplina na visão de alunos (as), professores (as) e pedagogas
(2016)Resumo : Este artigo tem como objetivo analisar os fatores que provocam, maximizam ou minimizam situações de indisciplina em sala de aula. Compreender a partir do ponto de vista das Pedagogas, que atendem o turno matutino, ... -
Uma forma de ver a indisciplina : concepção de professores dos anos finais do ensino fundamental
(2016)Resumo : Quando comecei ir para a escola, um aluno indisciplinado era aquele que conversava, não queria fazer tarefas; por acidente ao jogar bola no pátio quebrava um vidro e raríssima vez aparecia um desse na sala, pois ... -
Formação acadêmica e prática profissional do coordenador pedagógico
(2016)Resumo : O presente artigo tem como objetivo investigar a relação entre formação acadêmica e o exercício profissional do Pedagogo enquanto coordenador pedagógico. Esta investigação teve como base primeiramente uma pesquisa ... -
Formação continuada : o cotidiano escolar enquanto espaço de reflexão
(2014)Resumo : Esse estudo visou discutir a formação continuada como uma ferramenta para a aquisição de saberes necessários a prática pedagógica, utilizando-se de autores como: Nóvoa (1992); Libâneo (1998); Romanowsk (2000); ... -
Formação continuada de professoes da Escola Estadual Dr. Leniro Ribeiro Bittencourt
(2016)Resumo : Para produzir esta pesquisa que tem como tema Formação continuada de professores da Escola Estadual Dr Leniro Ribeiro Bittencourt, procurou-se analisar junto ao grupo de professores dessa escola de Ensino Fundamental ... -
Formação continuada do professor da educação de jovens e adultos no espaço e no tempo da hora-atividade
(2014)Resumo : Este trabalho apresenta o artigo final do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica / EaD, da Universidade Federal do Paraná. Problematiza perspectivas e impasses da organização do trabalho ... -
Formação continuada dos professores : sua importância para a valorização educacional
(2014)Resumo : O almejar por uma educação de qualidade nos dias atuais, é visivelmente o desejo intenso de todos, independente da classe social em que está inserido. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo refletir ... -
A formação continuada dos profissionais da educação infantil e o coordenador pedagógico
(2014)Resumo : O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre os desafios da formação continuada dos professores da educação infantil no interior dos Centros Municipais de Educação Infantil e as contribuições do coordenador ... -
Formação continuada e educação do campo
(2016)Resumo : O presente trabalho pretende identificar as dificuldades de professores que atuam em comunidades tradicionais do campo, considerando que a formação de professores voltados para as especificidades do povo camponês ... -
Formação continuada na educação integral
(2014)Resumo : O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a formação continuada dos docentes que atuam em escolas que ofertam educação em tempo integral, tema que vem sendo muito debatido atualmente e ... -
A formação continuada no cotidiano escolar
(2014)Resumo : A formação inicial dos professores tem sido discutida amplamente no campo das pesquisas, pois muitos desafios emergem no desenvolvimento dos cursos de licenciatura das universidades brasileiras. Além da questão ... -
Formação contínua do professor : fator preponderante para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante
(2014)Resumo : Esta pesquisa teve como foco a investigação sobre a participação do professor na formação continuada e como esta prática pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante. Ao observar-se o trabalho ...