Navegação Coordenação Pedagógica por título
Itens para a visualização no momento 114-133 of 455
-
Democratização do conhecimento na escola : um sonho possível
(2016)Resumo : Este estudo tem por objetivo refletir sobre a função social da educação pública, analisando os fatores que interferem no vínculo entre professores e alunos, incluindo a relação de ambos com o conhecimento previsto ... -
O (des)interesse do aluno de ensino médio : o que a escola (não) tem a oferecer?
(2014)Resumo : O artigo em questão tem por premissa analisar as possíveis causas do desinteresse dos jovens pelos estudos. Procura demonstrar as causas e possíveis soluções para que os jovens apresentem interesse e entusiasmo ... -
O desafio do processo avaliativo nas séries iniciais do ensino fundamental
(2014)Resumo : A avaliação no processo educacional, certamente, é um dos processos mais complexos dentro do contexto do ensino-aprendizagem. Este estudo foi realizado em uma escola do município de Umuarama, nas séries iniciais ... -
O desafio em garantir o direito de aprender a todos os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2014)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender as dificuldades que as professoras apresentam em propor atividades diferenciadas e diversificadas para atender aos diferentes níveis de aprendizagem em sala de aula ... -
Os desafios da avaliação para uma educação igualitária
(2014)Resumo : A avaliação apresenta hoje uma junção de fatores que direcionam e interferem no seu sucesso. Questionamos: Como realizar a verificação de todos os componentes desse processo e quais caminhos precisaremos ... -
Os desafios da gestão democrática na escola
(2016)Resumo : A relevância de discutir questões vinculadas à gestão democrática das escolas públicas significa falar em como se se estabelece a democracia no interior das instituições escolares, como acontecem as relações da ... -
Desafios da gestão escolar na implantação das escolas integrais no município de Ponta Grossa a partir de 2014
(2016)Resumo : O presente trabalho trata dos Desafios da Gestão Escolar na Implantação das Escolas Integrais no Município de Ponta Grossa a Partir de 2014, são apresentados aspectos históricos e legais que embasam a proposta das ... -
Os desafios da inclusão na rede regular de ensino e o papel do coordenador pedagógico
(2016)Resumo : Este artigo apresenta reflexões referentes à inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino, tal assunto tem como objetivo mostrar que através de discussões embasadas em leis, poderá, com ... -
Os desafios do coordenador pedagógico e dos docentes na busca da melhoria da qualidade de ensino
(2014)Resumo : Este estudo analisa alguns aspectos relacionados ao conceito de qualidade, citando algumas das interpretações desta, a partir das relações históricas, culturais e sociais vividas, e algumas das ações planejadas ... -
Desafios e perspectivas do coordenador pedagógico na rede municipal de Pato Branco - PR face às novas tecnologias
(2016)Resumo : Este artigo discute os desafios e as perspectivas do coordenador pedagógico no contexto das novas tecnologias, sob a ótica de uma pesquisa realizada com as coordenadoras pedagógicas da rede de educação básica do ... -
Desafios para implantação da escola em tempo integral
(2016)Resumo : Este artigo tem como objetivo principal refletir sobre os desafios acerca da implantação da escola de tempo integral no ensino fundamental em uma escola pública do município de Ponta Grossa, Pr, tema que suscita ... -
O desinteresse dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental pela educação escolar : causas e possíveis intervenções
(2014)Resumo : Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender as razões do desinteresse dos alunos do Ensino Fundamental – séries iniciais pela educação escolar. Para isso foram aplicados questionários aos professores ... -
A desmotivação e o absenteísmo docente
(2014)Resumo : Na pesquisa intitulada "A desmotivação e o absenteísmo docente", procurou-se determinar a relação entre a desmotivação com a profissão e o absenteísmo docente vivenciado pelos profissionais da educação da escola ... -
Dificuldade de aprendizagem na alfabetização
(2016)Resumo : A presente pesquisa teve por objetivo o processo de alfabetização, focou nas dificuldades encontradas neste período e o papel do professor como mediador neste processo, que deve ocorrer, segundo documentos oficiais, ... -
Dificuldade de aprendizagem no contexto escolar
(2014)Resumo : Através deste trabalho de pesquisa, buscamos subsidiar uma reflexão sobre a urgência dos professores entenderem a normalidade no processo ensinoaprendizagem para que possam atuar com eficácia nos problemas a ele ... -
A dificuldade do pedagogo na interação entre escola e comunidade
(2016)Resumo : A família é a primeira mediadora entre homem e a cultura, ela é a matriz da aprendizagem humana, com significados e práticas culturais próprias que geram modelos de relação interpessoal e da construção individual ... -
Dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na 2ª série do ensino fundamental
(2010)Resumo : Este trabalho investigou as dificuldades de aprendizagem diagnosticadas na segunda série do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de ensino do Município Marialva - PR. Os ... -
Dificuldades docentes na utilização das tecnologias digitais na escola pública do ensino fundamental do município de Paranaguá
(2016)Resumo : Com o reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica, que passa por intensas alterações na valorização da informação e compreendendo que a educação está ligada à essa evolução da sociedade, faz-se ... -
Dificuldades enfrentadas pelos alunos na transição do 5º para o 6º ano
(2016)Resumo : A pesquisa tem a finalidade de destacar os problemas que comprometem o ensino aprendizagem dos alunos dos 6° anos, e através de motivações e possíveis planos de ações para tentar superar as dificuldades perante ... -
A dimensão afetiva da função de coordenação pedagógica : relação entre afetividade e aprendizagem
(2014)Resumo : O presente artigo tem por objetivo analisar a importância que os professores, coordenadores pedagógicos e alunos conferem à dimensão afetiva no processo de ensino e de aprendizagem. Trata acerca da afetividade ...