Formação continuada : o cotidiano escolar enquanto espaço de reflexão
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Data
2014Autor
Oliveira, Márcia Alves de Siqueira
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Resumo : Esse estudo visou discutir a formação continuada como uma ferramenta para a aquisição de saberes necessários a prática pedagógica, utilizando-se de autores como: Nóvoa (1992); Libâneo (1998); Romanowsk (2000); Marin (2000); Ferreira (2003), Gatti (2008) e outros que ofereçam argumentos convincentes quanto à utilização da formação continuada, bem como dando subsídios para a sistematização de grupo de estudos, principalmente aos professores municipais da Cidade de Conselheiro Mairinck, interior do Paraná, lotados no Departamento de Educação do Município e que atuam na escola de educação infantil e na escola de ensino fundamental – anos iniciais. O grupo de professores da rede municipal participou desse estudo através de questionário, cujo objetivo foi buscar informações que ajudam a compreender que, se os saberes adquiridos durante as formações continuadas realmente tem transformando a reflexão da prática pedagógica em sala de aula, uma vez que os profissionais da educação necessitam de informações, de orientações e de aprender a aprender, portanto a formação continuada deve contribuir para uma reflexão e re-organização da prática docente com efeito direto no exercício da ação docente, proporcionando assim a ressignificação e a recontextualização de sua prática.
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- Coordenação Pedagógica [455]