• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A falta do hábito de estudo no ensino médio noturno

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - CATARINA LOPES DE CASTRO FERREIRA.pdf (781.2Kb)
    Data
    2016
    Autor
    Ferreira, Catarina Lopes de Castro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo versa sobre o porquê que a maioria dos alunos do 2º Ano/Turma B, do curso do Ensino Médio Noturno não gostam de estudar. Foram observadas as práticas pedagógicas, políticas e organizacionais da escola no que se refere ao trabalho dos professores, sendo possível verificar falhas em relação ao índice de evasão escolar, sendo que durante as aulas os alunos permanecem maior parte do tempo fora da sala. Nota-se a carência no uso de novas metodologias de ensino, além da falta de trabalho de motivação e diálogo com os educandos, afim do desenvolvimento de um trabalho coletivo com o envolvimento de todos os profissionais da educação para combater a indisciplina na sala de aula. Ressalta-se outro fator da falta de interesse pelos estudos dos alunos, por a maioria ser de baixa renda e trabalharem em serviços pesados (como arranca de mandioca), chegando a escola já cansados do trabalho e sem ânimo para estudar. Para chegarmos a tais conclusões, foi necessário o desenvolvimento de uma pesquisa dinâmica, numa linha Histórico-Crítico - Concepção Histórico-Crítica, pois busca garantir às camadas populares o ingresso na cultura letrada. As atividades estão embasadas na teoria de Saviani de acordo a realidade escolar na contemporaneidade. A metodologia adotada foi através de entrevista com alunos e professores da série, relatando o problema que está prejudicando a qualidade de ensino na escola. Os professores relataram as dificuldades que a turma apresenta como: falta de interesse pelos estudos, cansaço devido ao trabalhos árduo do dia a dia. Por parte dos alunos descreveram suas dificuldades encontradas nos estudos como: Cansaço no trabalho, falta de motivação nas aulas de alguns professores, que não se relacionam bem com eles, fazendo com que fiquem fora da sala de aula para não se entediarem. O ensino e aprendizagem esta falho, do qual vem prejudicando o processo de ensino e aprendizagem na escola. A pesquisa contribuiu para melhorar a qualidade de ensino na escola, os professores usaram novas metodologias de ensino, a escola organizou novas estratégias de motivação para melhorar a aprendizagem dos estudantes.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/54404
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV