• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A formação continuada dos profissionais da educação infantil e o coordenador pedagógico

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - EMI MARCIA BLASKIEVICZ MARTINS.pdf (454.8Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Martins, Emi Márcia Blaskievicz Martins
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre os desafios da formação continuada dos professores da educação infantil no interior dos Centros Municipais de Educação Infantil e as contribuições do coordenador no processo de formação. A motivação para a realização desta pesquisa encontra-se no fato de que estudos na área da Educação Infantil apontam para os desafios da formação dos professores, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96. Desse modo, o artigo apresenta estudos sobre a Educação Infantil, buscou-se caracterizar os profissionais que atuam com crianças de zero aos cinco anos, analisando a formação inicial e continuada dos mesmos e perceber o trabalho do coordenador pedagógico enquanto articulador da formação continuada no CMEI. As reflexões realizadas neste artigo possibilitaram as seguintes análises: que a complexidade dessa etapa da Educação Básica, exige-se profissionais que estejam preocupados em atualizar-se, levando em conta que, mais do que nunca, o cuidar e o educar devem estar presentes dentro das instituições de educação infantil. Para isso, estes profissionais necessitam de formação continuada proporcionada pelo poder público, mediante cursos, palestras e na própria Instituição que trabalha. Nestas circunstâncias, a atuação do coordenador pedagógico junto ao professor da educação infantil, é de suma importância como um articulador e mediador dessa formação, utilizando para isso principalmente momentos como a Permanência dentro das instituições de educação infantil.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/46998
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV